Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/9516
Título: | Brasil e Portugal : concepções literárias presentes em contexto escolar |
Autor(es): | Berg, Karine Cristina Manzo |
Orientador(es): | Azevedo, Fernando José Fraga de Souza, Renata Junqueira de |
Palavras-chave: | Literatura Infantil práticas docentes manual escolar formação de leitores children’s literature teaching school textbooks readers’ formation |
Data: | 12-Dez-2008 |
Resumo(s): | O presente estudo teve como principal objectivo verificar as concepções e
utilizações do texto literário em contexto escolar e suas consequências para a
formação do leitor literário do ensino fundamental. A utilização do livro didáctico
ou cartilhas, como único material de trabalho com literatura em sala de aula
pode acarretar vários danos para a formação dos educandos, a começar pela
própria noção equivocada que desenvolve de textos literários.
Foi feita uma pesquisa comparativa entre uma escola pública e uma privada
das cidades de Presidente Prudente (Brasil) e Braga (Portugal) nos quatro
primeiros anos de escolaridade do ensino fundamental.
A pesquisa foi dividida em 3 grandes partes sendo primeiramente realizada
uma entrevista, semi-estruturada com os professores sujeitos da pesquisa, para
tentar perceber suas concepções do ensino da língua materna assim como o
papel que atribuem aos textos literários. Depois avançamos para as
observações em contexto sala de aula. Neste momento realizamos 20 horas de
observação com cada docente, a ser realizada apenas nas aulas de Língua
Portuguesa, com o intuito de comparar as concepções dos mesmos com suas
práticas e verificar o uso dado ao manual escolar pelos mesmos
Finalizamos com uma proposta de trabalho com o texto literário, que a nosso
ver pode contribuir para uma efectiva formação de leitores críticos. The main aim of this study is to verify the conceptions and the uses of the literary text in school context and its consequences to the formation of the literary reader in Elementary School. The uses of the school textbook, as the only way of contacting with literature in the classroom, can be disadvantageous to the readers’ formation, starting with the construction of a wrong idea about literature. A comparative research was made between a public and a private school in the cities of Presidente Prudente (Brazil) and Braga (Portugal) analysing the four first years of Elementary School. The research was divided in 3 parts: first we interviewed the teachers we were going to observe, using semi-structured questionnaires, trying to understand their conceptions about mother tongue teaching as well as the role of the literary texts. Then, we observe these teachers in their own classrooms. During this part we observe each teacher 20 hours, and only when they are teaching Portuguese, trying to compare their conceptions and practices and verify their use of the school textbooks. Finally, we present some ideas about how to deal with the literary text, ideas that we believe that can contribute effectively to the formation of a critic reader. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (Análise Textual e Literatura Infantil) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/9516 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |