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dc.contributor.advisorAzevedo, Fernando José Fraga de-
dc.contributor.advisorSouza, Renata Junqueira de-
dc.contributor.authorBerg, Karine Cristina Manzo-
dc.date.accessioned2009-08-18T14:23:00Z-
dc.date.available2009-08-18T14:23:00Z-
dc.date.issued2008-12-12-
dc.date.submitted2008-09-30-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/9516-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Estudos da Criança (Análise Textual e Literatura Infantil)por
dc.description.abstractO presente estudo teve como principal objectivo verificar as concepções e utilizações do texto literário em contexto escolar e suas consequências para a formação do leitor literário do ensino fundamental. A utilização do livro didáctico ou cartilhas, como único material de trabalho com literatura em sala de aula pode acarretar vários danos para a formação dos educandos, a começar pela própria noção equivocada que desenvolve de textos literários. Foi feita uma pesquisa comparativa entre uma escola pública e uma privada das cidades de Presidente Prudente (Brasil) e Braga (Portugal) nos quatro primeiros anos de escolaridade do ensino fundamental. A pesquisa foi dividida em 3 grandes partes sendo primeiramente realizada uma entrevista, semi-estruturada com os professores sujeitos da pesquisa, para tentar perceber suas concepções do ensino da língua materna assim como o papel que atribuem aos textos literários. Depois avançamos para as observações em contexto sala de aula. Neste momento realizamos 20 horas de observação com cada docente, a ser realizada apenas nas aulas de Língua Portuguesa, com o intuito de comparar as concepções dos mesmos com suas práticas e verificar o uso dado ao manual escolar pelos mesmos Finalizamos com uma proposta de trabalho com o texto literário, que a nosso ver pode contribuir para uma efectiva formação de leitores críticos.por
dc.description.abstractThe main aim of this study is to verify the conceptions and the uses of the literary text in school context and its consequences to the formation of the literary reader in Elementary School. The uses of the school textbook, as the only way of contacting with literature in the classroom, can be disadvantageous to the readers’ formation, starting with the construction of a wrong idea about literature. A comparative research was made between a public and a private school in the cities of Presidente Prudente (Brazil) and Braga (Portugal) analysing the four first years of Elementary School. The research was divided in 3 parts: first we interviewed the teachers we were going to observe, using semi-structured questionnaires, trying to understand their conceptions about mother tongue teaching as well as the role of the literary texts. Then, we observe these teachers in their own classrooms. During this part we observe each teacher 20 hours, and only when they are teaching Portuguese, trying to compare their conceptions and practices and verify their use of the school textbooks. Finally, we present some ideas about how to deal with the literary text, ideas that we believe that can contribute effectively to the formation of a critic reader.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLiteratura Infantilpor
dc.subjectpráticas docentespor
dc.subjectmanual escolarpor
dc.subjectformação de leitorespor
dc.subjectchildren’s literaturepor
dc.subjectteachingpor
dc.subjectschool textbookspor
dc.subjectreaders’ formationpor
dc.titleBrasil e Portugal : concepções literárias presentes em contexto escolarpor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc372.4por
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