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https://hdl.handle.net/1822/93142
Título: | A descoberta do primeiro "eu" e o desenvolvimento pessoal no 1º ciclo através da mediação |
Outro(s) título(s): | Discovering the first "self " and personal development in primary school through mediation |
Autor(es): | Campos, Joana Filipa Sousa |
Orientador(es): | Alves, Maria Palmira |
Palavras-chave: | Autoconhecimento Desenvolvimento pessoal Estratégias de mediação Mediação socioeducativa Mediation strategies Personal development Self-knowledge Socio-educational mediation |
Data: | 4-Dez-2023 |
Resumo(s): | A mediação tem vindo a afirmar-se cientificamente ao longo dos últimos anos, traduzindo-se em
práticas diversificadas e é aplicável em vários contextos e situações, conferindo-lhe, dessa forma, uma
transversalidade e exequibilidade únicas. Este relatório dá conta de um projeto de investigação intervenção, integrado no Estágio Académico do 2º ano do Mestrado em Educação, área de
especialização em Mediação Educacional cuja problemática focalizou qual o contributo da mediação
para o desenvolvimento pessoal e autoconhecimento das crianças num contexto extraescolar.
Desenvolvemos e exploramos uma proposta de descoberta do primeiro “eu” em crianças do 1º ciclo do
ensino básico (n=20), através do autoconhecimento e das principais estratégias da mediação,
nomeadamente da escuta ativa, do pensamento criativo, do diálogo e da empatia.
As atividades desenvolvidas durante o processo de intervenção tiveram um cariz motivacional,
preventivo e emancipador, uma vez que incidiram nas temáticas do autoconhecimento e da
autoestima, levando as crianças a refletirem e a descreverem o entendimento da sua realidade,
desprovido de preconceitos e juízos de valor, utilizando as estratégias da mediação destacadas
anteriormente. O projeto de intervenção conduziu os participantes a um caminho de autodescoberta,
através da participação em atividades de mesa-redonda, de dramatização, de exposição explorando as
singularidades de cada criança, a sua criatividade, gostos, preferências e sentimentos. Os objetivos
transversais a todas as atividades foram a promoção das estratégias da mediação, o fomento das
práticas dialógicas e, também, a consciencialização para a diversidade de entendimentos da realidade
existentes num mundo cada vez mais desenvolvido, global e sem fronteiras. Realizamos uma avaliação
diagnóstica para conhecer as necessidades e potencialidades das crianças, o que nos levou à
adaptação da complexidade das tarefas.
Os resultados da nossa investigação-intervenção evidenciaram o impacto positivo que a mediação
consegue alcançar junto das crianças do 1º ciclo, refletindo-se em várias esferas das suas vidas, ou
seja, no contexto escolar, familiar e extraescolar. A partir das inúmeras leituras do mundo, realizadas
pelos intervenientes, viabilizou-se a promoção da tolerância, do respeito mútuo entre pares e da
valorização da diversidade. Neste sentido, será relevante investir na área da mediação socioeducativa,
viabilizando novas formas de perspetivar os diversos contextos vigentes na vida das crianças, de
promover o seu desenvolvimento pessoal e uma verdadeira capacidade de gerir as suas emoções, de
modo a criar espaços de convívio e partilha harmoniosos, seguros e inclusivos. Mediation has made a scientific name for itself over the last few years, resulting in diversified practices and is applicable in various contexts and situations, thus giving it a unique transversality and feasibility. This report describes a study-intervention project as part of the 2nd year of the master’s degree in education, specialising in Educational Mediation, which focused on the contribution of mediation to children's personal development and self-knowledge in an out-of-school context. We developed and explored a proposal for discovering the first "self " in primary school children (n=20), through self-knowledge and the main mediation strategies, namely active listening, creative thinking, dialogue, and empathy. The activities developed during the intervention process had a motivational, preventive, and emancipatory nature, as they focused on the themes of self-knowledge and self-esteem, leading the children to reflect and describe their understanding of their reality, devoid of prejudices and value judgements, using the mediation strategies highlighted above. The intervention project led the participants on a path of self-discovery, through participation in round table activities, dramatisation, and exhibitions, exploring the singularities of each child, their creativity, tastes, preferences, and feelings. The cross-cutting objectives of all the activities were to promote mediation strategies, encourage dialogue and raise awareness of the diversity of understandings of reality that exist in an increasingly developed, global and borderless world. We carried out a diagnostic assessment to find out the children's needs and potential, which led us to adapt the complexity of the tasks. The results of our study-intervention showed the positive impact that mediation can have on primary school children, reflected in various spheres of their lives, i.e., in the school, family and out-of-school contexts. From the numerous interpretations of the world made by those involved, it was possible to promote tolerance, mutual respect between peers and the appreciation of diversity. This way, it will be important to invest in the area of socio-educational mediation, enabling new ways of looking at the various contexts in children's lives, promoting their personal development and a real ability to manage their emotions, in order to create harmonious, safe and inclusive spaces for socialising and sharing. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/93142 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Joana Filipa Sousa Campos.pdf | Relatório de estágio | 4,51 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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