Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/93142

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlves, Maria Palmirapor
dc.contributor.authorCampos, Joana Filipa Sousapor
dc.date.accessioned2024-09-20T08:49:37Z-
dc.date.available2024-09-20T08:49:37Z-
dc.date.issued2023-12-04-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/93142-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional)por
dc.description.abstractA mediação tem vindo a afirmar-se cientificamente ao longo dos últimos anos, traduzindo-se em práticas diversificadas e é aplicável em vários contextos e situações, conferindo-lhe, dessa forma, uma transversalidade e exequibilidade únicas. Este relatório dá conta de um projeto de investigação intervenção, integrado no Estágio Académico do 2º ano do Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional cuja problemática focalizou qual o contributo da mediação para o desenvolvimento pessoal e autoconhecimento das crianças num contexto extraescolar. Desenvolvemos e exploramos uma proposta de descoberta do primeiro “eu” em crianças do 1º ciclo do ensino básico (n=20), através do autoconhecimento e das principais estratégias da mediação, nomeadamente da escuta ativa, do pensamento criativo, do diálogo e da empatia. As atividades desenvolvidas durante o processo de intervenção tiveram um cariz motivacional, preventivo e emancipador, uma vez que incidiram nas temáticas do autoconhecimento e da autoestima, levando as crianças a refletirem e a descreverem o entendimento da sua realidade, desprovido de preconceitos e juízos de valor, utilizando as estratégias da mediação destacadas anteriormente. O projeto de intervenção conduziu os participantes a um caminho de autodescoberta, através da participação em atividades de mesa-redonda, de dramatização, de exposição explorando as singularidades de cada criança, a sua criatividade, gostos, preferências e sentimentos. Os objetivos transversais a todas as atividades foram a promoção das estratégias da mediação, o fomento das práticas dialógicas e, também, a consciencialização para a diversidade de entendimentos da realidade existentes num mundo cada vez mais desenvolvido, global e sem fronteiras. Realizamos uma avaliação diagnóstica para conhecer as necessidades e potencialidades das crianças, o que nos levou à adaptação da complexidade das tarefas. Os resultados da nossa investigação-intervenção evidenciaram o impacto positivo que a mediação consegue alcançar junto das crianças do 1º ciclo, refletindo-se em várias esferas das suas vidas, ou seja, no contexto escolar, familiar e extraescolar. A partir das inúmeras leituras do mundo, realizadas pelos intervenientes, viabilizou-se a promoção da tolerância, do respeito mútuo entre pares e da valorização da diversidade. Neste sentido, será relevante investir na área da mediação socioeducativa, viabilizando novas formas de perspetivar os diversos contextos vigentes na vida das crianças, de promover o seu desenvolvimento pessoal e uma verdadeira capacidade de gerir as suas emoções, de modo a criar espaços de convívio e partilha harmoniosos, seguros e inclusivos.por
dc.description.abstractMediation has made a scientific name for itself over the last few years, resulting in diversified practices and is applicable in various contexts and situations, thus giving it a unique transversality and feasibility. This report describes a study-intervention project as part of the 2nd year of the master’s degree in education, specialising in Educational Mediation, which focused on the contribution of mediation to children's personal development and self-knowledge in an out-of-school context. We developed and explored a proposal for discovering the first "self " in primary school children (n=20), through self-knowledge and the main mediation strategies, namely active listening, creative thinking, dialogue, and empathy. The activities developed during the intervention process had a motivational, preventive, and emancipatory nature, as they focused on the themes of self-knowledge and self-esteem, leading the children to reflect and describe their understanding of their reality, devoid of prejudices and value judgements, using the mediation strategies highlighted above. The intervention project led the participants on a path of self-discovery, through participation in round table activities, dramatisation, and exhibitions, exploring the singularities of each child, their creativity, tastes, preferences, and feelings. The cross-cutting objectives of all the activities were to promote mediation strategies, encourage dialogue and raise awareness of the diversity of understandings of reality that exist in an increasingly developed, global and borderless world. We carried out a diagnostic assessment to find out the children's needs and potential, which led us to adapt the complexity of the tasks. The results of our study-intervention showed the positive impact that mediation can have on primary school children, reflected in various spheres of their lives, i.e., in the school, family and out-of-school contexts. From the numerous interpretations of the world made by those involved, it was possible to promote tolerance, mutual respect between peers and the appreciation of diversity. This way, it will be important to invest in the area of socio-educational mediation, enabling new ways of looking at the various contexts in children's lives, promoting their personal development and a real ability to manage their emotions, in order to create harmonious, safe and inclusive spaces for socialising and sharing.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/por
dc.subjectAutoconhecimentopor
dc.subjectDesenvolvimento pessoalpor
dc.subjectEstratégias de mediaçãopor
dc.subjectMediação socioeducativapor
dc.subjectMediation strategiespor
dc.subjectPersonal developmentpor
dc.subjectSelf-knowledgepor
dc.subjectSocio-educational mediationpor
dc.titleA descoberta do primeiro "eu" e o desenvolvimento pessoal no 1º ciclo através da mediaçãopor
dc.title.alternativeDiscovering the first "self " and personal development in primary school through mediationpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203678311por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana Filipa Sousa Campos.pdfRelatório de estágio4,51 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID