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https://hdl.handle.net/1822/93100
Título: | Promoção da empregabilidade: competências para o futuro e práticas inovadoras de ensino-aprendizagem |
Autor(es): | Ait Idir, Sara Juliana Antunes |
Orientador(es): | Freire, C. |
Palavras-chave: | Aprendizagem futura Competências do futuro Contexto português Ensino superior do futuro Future skills Future-learning Future higer education Portuguese context |
Data: | 18-Jul-2024 |
Resumo(s): | Com a volatilidade e a mudança do mercado de trabalho, impulsionada pela evolução
constante das tecnologias de informação e comunicação, a flexibilização e as alterações da
estrutura do trabalho conduzem a uma crescente imprevisibilidade e à necessidade de lidar
com a incerteza. Estas mudanças trazem novos desafios aos recém-licenciados pelo que se
torna crucial identificar as competências essências que os futuros licenciados devem ter ao
ingressarem no mercado de trabalho.
O presente estudo tem como objetivo explorar o panorama atual e futuro da
aprendizagem em Portugal, identificando as competências mais relevantes para o futuro dos
graduados. Além disso, analisar os métodos que as organizações utilizam para reforçar as
competências nos seus colaboradores e por último explorar como as Instituições de Ensino
Superior (IES) podem ajustar os seus planos curriculares e estratégias pedagógicas para
aumentar a empregabilidade dos seus estudantes.
Para o efeito, foram realizadas entrevistas a especialistas de recursos humanos (RH) de
diferentes entidades empregadoras de setores de atividade distintos dos distritos de Aveiro,
Braga, Bragança, Coimbra, Santarém, Vila Real, e Viseu. Numa segunda fase foi realizado um
estudo de Delphi onde foram aplicados inquéritos a uma amostra de especialistas de RH e da
área da Educação.
Através das entrevistas e do estudo de Delphi, foi possível identificar as competências
mais valorizadas e estratégias para o desenvolvimento dessas competências nas IES. Este
trabalho destaca a importância de uma abordagem colaborativa entre IES e organizações para
preparar os recém-licenciados para um mercado de trabalho em constante evolução. Isso
implica uma adaptação das ofertas formativas das IES, com ênfase na expansão das
competências, na componente prática e na integração com o ambiente organizacional.
Os resultados revelaram a importância de uma abordagem proativa das IES face às
rápidas mudanças do mercado de trabalho. Para garantir a preparação adequada dos
graduados, é importante a integração das competências relevantes, a adoção de métodos de
ensino inovadores e o estabelecimento de parcerias estratégicas com as organizações. Assim,
os recém-licenciados estarão mais preparados para enfrentar os desafios profissionais do
futuro. With the volatility and change of the labour market, driven by the constant evolution of information and communication technologies, flexibilisation and changes in the structure of work lead to growing unpredictability and the need to deal with uncertainty. These changes bring new challenges for recent graduates, so it is crucial to identify the essential skills that future graduates should have when entering the labour market. This study aims to explore the current and future panorama of apprenticeships in Portugal, identifying the most relevant competences for future graduates. In addition, to analyse the methods that organisations use to reinforce competences in their employees and finally to explore how Higher Education Institutions (HEIs) can adjust their curricula and teaching strategies to increase the employability of their students. To this end, interviews were carried out with human resources (HR) specialists from different employers in different sectors of activity in the districts of Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Santarém, Vila Real and Viseu. In a second phase, a Delphi study was carried out in which surveys were applied to a sample of HR and education specialists. Through the interviews and the Delphi study, it was possible to identify the most valued competences and strategies for developing these competences in HEIs. This work highlights the importance of a collaborative approach between HEIs and organisations to prepare recent graduates for a constantly evolving job market. This implies adapting HEIs' training offers, with an emphasis on expanding competences, the practical component and integration with the organisational environment. The results revealed the importance of a proactive approach by HEIs in the face of rapid changes in the labour market. To ensure that students are adequately prepared, it is important to integrate relevant skills, adopt innovative teaching methods and establish strategic partnerships with organisations. In this way, new graduates will be better prepared to face the professional challenges of the future. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Gestão e Negócios |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/93100 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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