Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/93100
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Freire, C. | por |
dc.contributor.author | Ait Idir, Sara Juliana Antunes | por |
dc.date.accessioned | 2024-09-17T16:09:04Z | - |
dc.date.available | 2024-09-17T16:09:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-05 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/93100 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Gestão e Negócios | por |
dc.description.abstract | Com a volatilidade e a mudança do mercado de trabalho, impulsionada pela evolução constante das tecnologias de informação e comunicação, a flexibilização e as alterações da estrutura do trabalho conduzem a uma crescente imprevisibilidade e à necessidade de lidar com a incerteza. Estas mudanças trazem novos desafios aos recém-licenciados pelo que se torna crucial identificar as competências essências que os futuros licenciados devem ter ao ingressarem no mercado de trabalho. O presente estudo tem como objetivo explorar o panorama atual e futuro da aprendizagem em Portugal, identificando as competências mais relevantes para o futuro dos graduados. Além disso, analisar os métodos que as organizações utilizam para reforçar as competências nos seus colaboradores e por último explorar como as Instituições de Ensino Superior (IES) podem ajustar os seus planos curriculares e estratégias pedagógicas para aumentar a empregabilidade dos seus estudantes. Para o efeito, foram realizadas entrevistas a especialistas de recursos humanos (RH) de diferentes entidades empregadoras de setores de atividade distintos dos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Santarém, Vila Real, e Viseu. Numa segunda fase foi realizado um estudo de Delphi onde foram aplicados inquéritos a uma amostra de especialistas de RH e da área da Educação. Através das entrevistas e do estudo de Delphi, foi possível identificar as competências mais valorizadas e estratégias para o desenvolvimento dessas competências nas IES. Este trabalho destaca a importância de uma abordagem colaborativa entre IES e organizações para preparar os recém-licenciados para um mercado de trabalho em constante evolução. Isso implica uma adaptação das ofertas formativas das IES, com ênfase na expansão das competências, na componente prática e na integração com o ambiente organizacional. Os resultados revelaram a importância de uma abordagem proativa das IES face às rápidas mudanças do mercado de trabalho. Para garantir a preparação adequada dos graduados, é importante a integração das competências relevantes, a adoção de métodos de ensino inovadores e o estabelecimento de parcerias estratégicas com as organizações. Assim, os recém-licenciados estarão mais preparados para enfrentar os desafios profissionais do futuro. | por |
dc.description.abstract | With the volatility and change of the labour market, driven by the constant evolution of information and communication technologies, flexibilisation and changes in the structure of work lead to growing unpredictability and the need to deal with uncertainty. These changes bring new challenges for recent graduates, so it is crucial to identify the essential skills that future graduates should have when entering the labour market. This study aims to explore the current and future panorama of apprenticeships in Portugal, identifying the most relevant competences for future graduates. In addition, to analyse the methods that organisations use to reinforce competences in their employees and finally to explore how Higher Education Institutions (HEIs) can adjust their curricula and teaching strategies to increase the employability of their students. To this end, interviews were carried out with human resources (HR) specialists from different employers in different sectors of activity in the districts of Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Santarém, Vila Real and Viseu. In a second phase, a Delphi study was carried out in which surveys were applied to a sample of HR and education specialists. Through the interviews and the Delphi study, it was possible to identify the most valued competences and strategies for developing these competences in HEIs. This work highlights the importance of a collaborative approach between HEIs and organisations to prepare recent graduates for a constantly evolving job market. This implies adapting HEIs' training offers, with an emphasis on expanding competences, the practical component and integration with the organisational environment. The results revealed the importance of a proactive approach by HEIs in the face of rapid changes in the labour market. To ensure that students are adequately prepared, it is important to integrate relevant skills, adopt innovative teaching methods and establish strategic partnerships with organisations. In this way, new graduates will be better prepared to face the professional challenges of the future. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | por |
dc.subject | Aprendizagem futura | por |
dc.subject | Competências do futuro | por |
dc.subject | Contexto português | por |
dc.subject | Ensino superior do futuro | por |
dc.subject | Future skills | por |
dc.subject | Future-learning | por |
dc.subject | Future higer education | por |
dc.subject | Portuguese context | por |
dc.title | Promoção da empregabilidade: competências para o futuro e práticas inovadoras de ensino-aprendizagem | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 203664779 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 18 valores | por |
sdum.uoei | Escola de Economia e Gestão | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Economia e Gestão | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sara Juliana Antunes Ait Idir.pdf | Relatório de estágio | 876,89 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons