Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92640
Título: | Estratégias de monitorização de tráfego em cidades inteligentes |
Autor(es): | Eurico, Isaías Chico Nambissi |
Orientador(es): | Rito Lima, Solange Carvalho, Paulo |
Palavras-chave: | Monitorização de tráfico veicular Estratégias de monitorização Cidade inteligente Técnicas de monitorização veicular Vehicle traffic monitoring Monitoring strategies Smart city Vehicle monitoring techniques |
Data: | 4-Dez-2023 |
Resumo(s): | Atualmente, mais da metade da população mundial vive em centros urbanos e as estatísticas indicam que
em 2050 essa percentagem rondará os 70%. A forte concentração da população em urbes, apresenta
grandes desafios, principalmente devido à densidade populacional, habitação, circulação, ou a escalabi lidade de serviços. Gerir esta realidade, garantindo as condições indispensáveis para uma alta qualidade
de vida, é um desafio que as tecnologias inteligentes poderão ajudar a conseguir. A União Europeia de fine cidades inteligentes, ou smart cities, como um conjunto de sistemas e de pessoas que interagem de
forma inteligente utilizando energia, materiais, serviços e recursos de forma sustentável. Assim, estima-se
que o valor das tecnologias relacionadas com o controle e a monitorização do tráfego em smart cities é
proporcional à redução dos acidentes de trânsito, congestionamentos urbanos, e outros impactos sociais.
São exemplos, a necessidade de comunicação ou controle de tráfego a partir de ferramentas inteligentes
que na atualidade é difícil de manipular já que possuem grande impacto económico e social. Para esse
efeito, é necessário a implementação de técnicas ou estratégias (amostragem, agregação e filtragem) que
vão permitir monitorar fluxos de dados, a fim de garantir eficiência no tratamento de grandes volumes de
dados nos múltiplos contextos das cidades. O objetivo desta dissertação é efetuar uma análise critica so bre estratégias de monitorização veicular, seu impacto e suas limitações frentes aos grandes volumes de
tráfego gerados pelas smart cities. Avaliam-se ainda técnicas contextuais que serviram para a construção
de soluções frente aos desafios da mobilidade e transportabilidade no contexto urbano. Currently, more than half of the world’s population lives in urban centers and statistics indicate that by 2050 this percentage will be around 70%. The high concentration of the population in cities presents major challenges, mainly due to population density, housing, traffic and the scalability of services. Mana ging this reality, guaranteeing the essential conditions for a high quality of life, is a challenge that smart technologies can help to overcome. The European Union defines smart cities as a set of systems and people that interact intelligently, using energy, materials, services and resources in a sustainable way. Thus, it is estimated that the value of technologies related to traffic control and monitoring in smart cities is proportional to the reduction in traffic accidents, urban congestion, and other social impacts, such as the need for communication or traffic control from intelligent tools that are currently difficult to manipulate since they have a major economic and social impact. To this end, it is necessary to implement techniques or strategies (sampling, aggregation and filtering) that will make it possible to monitor data flows, in order to guarantee efficiency in the handling of large volumes of data in the multiple contexts of cities The aim of this dissertation is to carry out a critical analysis of vehicle monitoring strategies, their impact and their limitations in presence of the large volumes of traffic generated by smart cities. The work also evaluates monitoring technologies that have served to build solutions to the challenges of mobility and transportability in the urban context. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia Informática |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92640 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Isaías Chico Nambissi Eurico.pdf | Dissertação de mestrado | 2,78 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons