Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92640

TítuloEstratégias de monitorização de tráfego em cidades inteligentes
Autor(es)Eurico, Isaías Chico Nambissi
Orientador(es)Rito Lima, Solange
Carvalho, Paulo
Palavras-chaveMonitorização de tráfico veicular
Estratégias de monitorização
Cidade inteligente
Técnicas de monitorização veicular
Vehicle traffic monitoring
Monitoring strategies
Smart city
Vehicle monitoring techniques
Data4-Dez-2023
Resumo(s)Atualmente, mais da metade da população mundial vive em centros urbanos e as estatísticas indicam que em 2050 essa percentagem rondará os 70%. A forte concentração da população em urbes, apresenta grandes desafios, principalmente devido à densidade populacional, habitação, circulação, ou a escalabi lidade de serviços. Gerir esta realidade, garantindo as condições indispensáveis para uma alta qualidade de vida, é um desafio que as tecnologias inteligentes poderão ajudar a conseguir. A União Europeia de fine cidades inteligentes, ou smart cities, como um conjunto de sistemas e de pessoas que interagem de forma inteligente utilizando energia, materiais, serviços e recursos de forma sustentável. Assim, estima-se que o valor das tecnologias relacionadas com o controle e a monitorização do tráfego em smart cities é proporcional à redução dos acidentes de trânsito, congestionamentos urbanos, e outros impactos sociais. São exemplos, a necessidade de comunicação ou controle de tráfego a partir de ferramentas inteligentes que na atualidade é difícil de manipular já que possuem grande impacto económico e social. Para esse efeito, é necessário a implementação de técnicas ou estratégias (amostragem, agregação e filtragem) que vão permitir monitorar fluxos de dados, a fim de garantir eficiência no tratamento de grandes volumes de dados nos múltiplos contextos das cidades. O objetivo desta dissertação é efetuar uma análise critica so bre estratégias de monitorização veicular, seu impacto e suas limitações frentes aos grandes volumes de tráfego gerados pelas smart cities. Avaliam-se ainda técnicas contextuais que serviram para a construção de soluções frente aos desafios da mobilidade e transportabilidade no contexto urbano.
Currently, more than half of the world’s population lives in urban centers and statistics indicate that by 2050 this percentage will be around 70%. The high concentration of the population in cities presents major challenges, mainly due to population density, housing, traffic and the scalability of services. Mana ging this reality, guaranteeing the essential conditions for a high quality of life, is a challenge that smart technologies can help to overcome. The European Union defines smart cities as a set of systems and people that interact intelligently, using energy, materials, services and resources in a sustainable way. Thus, it is estimated that the value of technologies related to traffic control and monitoring in smart cities is proportional to the reduction in traffic accidents, urban congestion, and other social impacts, such as the need for communication or traffic control from intelligent tools that are currently difficult to manipulate since they have a major economic and social impact. To this end, it is necessary to implement techniques or strategies (sampling, aggregation and filtering) that will make it possible to monitor data flows, in order to guarantee efficiency in the handling of large volumes of data in the multiple contexts of cities The aim of this dissertation is to carry out a critical analysis of vehicle monitoring strategies, their impact and their limitations in presence of the large volumes of traffic generated by smart cities. The work also evaluates monitoring technologies that have served to build solutions to the challenges of mobility and transportability in the urban context.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92640
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Isaías Chico Nambissi Eurico.pdfDissertação de mestrado2,78 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID