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https://hdl.handle.net/1822/9249
Título: | No barco de Teseu: a suspeita da transformação nas óperas de Richard Strauss e Hugo von Hofmannsthal |
Autor(es): | Moura, Vítor |
Palavras-chave: | Ópera Richard Strauss Hofmannsthal Estética Metamorfose |
Data: | 1998 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) |
Citação: | MACEDO, Ana Gabriela, org. - “A mulher, o louco e a máquina”. Braga : Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 1998. ISBN 972-96478-4-4. p. 157-185. |
Resumo(s): | A textura dramática e musical deste momento assenta sobre aquela dupla entrega relutante. Tanto Ariana como Baco foram vítimas de logros, ambos foram transformados por aqueles que os traíram e já não sabem como reagir ao próprio momento da transformação. Querem monitorizá-la, medir as suas fases e registar o acme em que exactamente, como no clic de um interruptor, ela se dá. Este texto visa a observação e contextualização desta ambição paradoxal: registar o que se transforma, mas com a consciência de que a transformação se dá no próprio registo. As obras conjuntas de Strauss e Hofmannsthal apresentam este jogo conceptual como um tema recorrente e o fulgor da sua produção conjunta alimenta-se dele e alimenta-o admiravelmente. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/9249 |
ISBN: | 972-96478-4-4 |
Acesso: | Acesso aberto |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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