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https://hdl.handle.net/1822/92362
Título: | Contribuição do fotovoltaico para a mobilidade sustentável |
Autor(es): | Gomes, Igor Samuel Peixoto |
Orientador(es): | Pereira, Mário R. Costa, Mauro |
Palavras-chave: | Dimensionamento fotovoltaico Carregadores veículos elétricos Fontes renováveis Photovoltaic sizing Electric vehicle chargers Renewable sources |
Data: | 3-Abr-2024 |
Resumo(s): | Esta dissertação aborda o desenvolvimento no progresso de um sistema de dimensionamento
fotovoltaico que se conecta aos carregadores de autocarros elétricos operados pela empresa
TUB. O objetivo principal é promover uma mobilidade mais sustentável e reduzir a dependência
da rede elétrica convencional. O sistema permite injetar na rede a energia excedente gerada,
quando os autocarros não estão a ser carregados. Isso contribui não apenas para a diminuição
dos custos com energia elétrica, mas também fomenta o uso de fontes renováveis, reduzindo a
necessidade de geração de energia através de fontes não renováveis, como o carvão e
combustíveis fósseis.
O desenvolvimento deste projeto foi apoiado pelo software PVSol, um recurso profissional crucial
para o dimensionamento fotovoltaico. Este software proporciona acesso a dados reais e
atualizados, ferramentas e materiais diversos, possibilitando um dimensionamento mais eficiente
e preciso.
O projeto foi realizado sob a tutela da empresa DST Solar, que não só forneceu as ferramentas e
softwares necessários para a elaboração deste trabalho, mas também compartilhou diversas
técnicas de desenvolvimento para um dimensionamento mais acurado.
Adicionalmente, realizou-se uma análise financeira através de simulação, proporcionando uma
visão clara dos custos, investimentos e da taxa de retorno esperada para o projeto, considerando
um período de vida útil de 20 anos. This dissertation addresses the development of a photovoltaic sizing system integrated with electric bus chargers from TUB company. The main objective is to promote more sustainable mobility and reduce dependence on the conventional electric grid. The system allows the injection of surplus energy into the grid when the buses are not being charged. This contributes not only to the reduction of electric energy costs but also encourages the use of renewable energy sources, decreasing the need for energy generation from non-renewable sources, such as coal and fossil fuels. The development of this project was supported by PVSol software, a crucial professional resource for photovoltaic sizing. This software provides access to real and updated data, various tools, and materials, enabling a more efficient and accurate sizing. The project was carried out under the auspices of DST Solar, which not only provided the necessary tools and software for the development of this work but also shared various development techniques for more accurate sizing. Additionally, a financial analysis was conducted through simulation, providing a clear view of the costs, investments, and expected rate of return for the project, considering a useful life period of 20 years. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências e Tecnologias do Ambiente - Energias |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92362 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CCT - Dissertações de Mestrado/MSc Dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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