Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92199

Título(In)visibilidade das brincadeiras lúdico-agressivas na educação infantil: compreensões a partir das crianças
Outro(s) título(s)(In)visibilidad de los juegos lúdico-agresivos en la educación infantil: percepciones de los niños
(In)visibility of ludic-aggressive play in early childhood education: understandings from children
Autor(es)Barbosa, Raquel Firmino Magalhães
Pereira, Beatriz
Palavras-chaveBrincadeira
Brincadeiras lúdico-agressivas
Brincadeiras de luta
Educação infantil
Sociologia da infância
Juegos
Juegos lúdico-agresivos
Juegos de Lucha
Educación infantil
Sociología de la infancia
Play
Ludic-aggressive play
Rough-and-tumble play
Childhood education
Sociology of childhood
Data13-Nov-2023
EditoraLinhas Críticas
RevistaLinhas Críticas - Periódico científico da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
CitaçãoBarbosa, R. F. M., & Pereira, B. (2023). (In)visibilidade das brincadeiras lúdico-agressivas na educação infantil: compreensões a partir das crianças. Linhas Críticas, 29, e50496. https://doi.org/10.26512/lc29202350496
Resumo(s)Este artigo analisa a (in)visibilidade das brincadeiras lúdico-agressivas na Educação Infantil, em diálogo com pressupostos teórico-metodológicos da Sociologia da Infância. A partir do uso etnografia, com episódios de interação, a produção de dados evidenciou categorias de análise sobre a escuta e a participação infantil: aproximações, registros e diálogos com e entre as crianças. Como resultado, destacamos que as produções culturais infantis para que sejam reconhecidas, necessitam de visibilidade e precisam fazer sentido para que seja possível construir pontes e atalhos com as próprias crianças, a fim de sinalizar que o cotidiano pode revelar uma harmonia a partir das diferenças de olhares, ações e compreensões.
Este artículo analisa la (in)visibilidade de los juegos lúdico-agresivos en la Educación Infantil, en diálogo con los presupuestos teórico-metodológicos de la Sociología de la Infancia. Utilizando la etnografía, con episodios de interacción, la producción de datos reveló categorías de análisis sobre la escucha y la participación infantil: abordajes, registros y diálogos con y entre niños. Como resultado, destacamos que para que las producciones culturales infantiles sean reconocidas, necesitan ser visibles y tener sentidotengan visibilidad y sentido, de modo que sea posible construir puentes y atajos con los propios niños, para señalar que la vida cotidiana puede revelar armonía a partir de diferentes perspectivas, acciones y comprensiones.
This article analyzes the (in)visibility of ludic-aggressive play in Early Childhood Education, in dialog with the theoretical-methodological assumptions of theSociology of Childhood. Using an ethnography with episodes of interaction, the production of data revealed categories of analysis on listening and children's participation: approaches, records, and dialogues with and between children. As a result, we emphasize that to be recognized, children's cultural productions need to be visible and meaningful, so that it is possible to build bridges and shortcuts with the children themselves, pointing out that daily life can reveal harmony based on differences in perspectives, actions, and understandings.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92199
DOI10.26512/lc29202350496
ISSN1516-4896
e-ISSN1981-0431
Versão da editorahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50496/38857
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID