Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92199

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Raquel Firmino Magalhãespor
dc.contributor.authorPereira, Beatrizpor
dc.date.accessioned2024-07-02T09:22:51Z-
dc.date.available2024-07-02T09:22:51Z-
dc.date.issued2023-11-13-
dc.identifier.citationBarbosa, R. F. M., & Pereira, B. (2023). (In)visibilidade das brincadeiras lúdico-agressivas na educação infantil: compreensões a partir das crianças. Linhas Críticas, 29, e50496. https://doi.org/10.26512/lc29202350496por
dc.identifier.issn1516-4896-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/92199-
dc.description.abstractEste artigo analisa a (in)visibilidade das brincadeiras lúdico-agressivas na Educação Infantil, em diálogo com pressupostos teórico-metodológicos da Sociologia da Infância. A partir do uso etnografia, com episódios de interação, a produção de dados evidenciou categorias de análise sobre a escuta e a participação infantil: aproximações, registros e diálogos com e entre as crianças. Como resultado, destacamos que as produções culturais infantis para que sejam reconhecidas, necessitam de visibilidade e precisam fazer sentido para que seja possível construir pontes e atalhos com as próprias crianças, a fim de sinalizar que o cotidiano pode revelar uma harmonia a partir das diferenças de olhares, ações e compreensões.por
dc.description.abstractEste artículo analisa la (in)visibilidade de los juegos lúdico-agresivos en la Educación Infantil, en diálogo con los presupuestos teórico-metodológicos de la Sociología de la Infancia. Utilizando la etnografía, con episodios de interacción, la producción de datos reveló categorías de análisis sobre la escucha y la participación infantil: abordajes, registros y diálogos con y entre niños. Como resultado, destacamos que para que las producciones culturales infantiles sean reconocidas, necesitan ser visibles y tener sentidotengan visibilidad y sentido, de modo que sea posible construir puentes y atajos con los propios niños, para señalar que la vida cotidiana puede revelar armonía a partir de diferentes perspectivas, acciones y comprensiones.por
dc.description.abstractThis article analyzes the (in)visibility of ludic-aggressive play in Early Childhood Education, in dialog with the theoretical-methodological assumptions of theSociology of Childhood. Using an ethnography with episodes of interaction, the production of data revealed categories of analysis on listening and children's participation: approaches, records, and dialogues with and between children. As a result, we emphasize that to be recognized, children's cultural productions need to be visible and meaningful, so that it is possible to build bridges and shortcuts with the children themselves, pointing out that daily life can reveal harmony based on differences in perspectives, actions, and understandings.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherLinhas Críticaspor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBrincadeirapor
dc.subjectBrincadeiras lúdico-agressivaspor
dc.subjectBrincadeiras de lutapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectSociologia da infânciapor
dc.subjectJuegospor
dc.subjectJuegos lúdico-agresivospor
dc.subjectJuegos de Luchapor
dc.subjectEducación infantilpor
dc.subjectSociología de la infanciapor
dc.subjectPlaypor
dc.subjectLudic-aggressive playpor
dc.subjectRough-and-tumble playpor
dc.subjectChildhood educationpor
dc.subjectSociology of childhoodpor
dc.title(In)visibilidade das brincadeiras lúdico-agressivas na educação infantil: compreensões a partir das criançaspor
dc.title.alternative(In)visibilidad de los juegos lúdico-agresivos en la educación infantil: percepciones de los niñospor
dc.title.alternative(In)visibility of ludic-aggressive play in early childhood education: understandings from childrenpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50496/38857por
oaire.citationConferencePlaceUniversidade de Brasília, Brasilpor
oaire.citationVolume29por
dc.identifier.eissn1981-0431-
dc.identifier.doi10.26512/lc29202350496por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalLinhas Críticas - Periódico científico da Faculdade de Educação da Universidade de Brasíliapor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID