Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92199
Título: | (In)visibilidade das brincadeiras lúdico-agressivas na educação infantil: compreensões a partir das crianças |
Outro(s) título(s): | (In)visibilidad de los juegos lúdico-agresivos en la educación infantil: percepciones de los niños (In)visibility of ludic-aggressive play in early childhood education: understandings from children |
Autor(es): | Barbosa, Raquel Firmino Magalhães Pereira, Beatriz |
Palavras-chave: | Brincadeira Brincadeiras lúdico-agressivas Brincadeiras de luta Educação infantil Sociologia da infância Juegos Juegos lúdico-agresivos Juegos de Lucha Educación infantil Sociología de la infancia Play Ludic-aggressive play Rough-and-tumble play Childhood education Sociology of childhood |
Data: | 13-Nov-2023 |
Editora: | Linhas Críticas |
Revista: | Linhas Críticas - Periódico científico da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília |
Citação: | Barbosa, R. F. M., & Pereira, B. (2023). (In)visibilidade das brincadeiras lúdico-agressivas na educação infantil: compreensões a partir das crianças. Linhas Críticas, 29, e50496. https://doi.org/10.26512/lc29202350496 |
Resumo(s): | Este artigo analisa a (in)visibilidade das brincadeiras lúdico-agressivas na Educação Infantil, em diálogo com pressupostos teórico-metodológicos da Sociologia da Infância. A partir do uso etnografia, com episódios de interação, a produção de dados evidenciou categorias de análise sobre a escuta e a participação infantil: aproximações, registros e diálogos com e entre as crianças. Como resultado, destacamos que as produções culturais infantis para que sejam reconhecidas, necessitam de visibilidade e precisam fazer sentido para que seja possível construir pontes e atalhos com as próprias crianças, a fim de sinalizar que o cotidiano pode revelar uma harmonia a partir das diferenças de olhares, ações e compreensões. Este artículo analisa la (in)visibilidade de los juegos lúdico-agresivos en la Educación Infantil, en diálogo con los presupuestos teórico-metodológicos de la Sociología de la Infancia. Utilizando la etnografía, con episodios de interacción, la producción de datos reveló categorías de análisis sobre la escucha y la participación infantil: abordajes, registros y diálogos con y entre niños. Como resultado, destacamos que para que las producciones culturales infantiles sean reconocidas, necesitan ser visibles y tener sentidotengan visibilidad y sentido, de modo que sea posible construir puentes y atajos con los propios niños, para señalar que la vida cotidiana puede revelar armonía a partir de diferentes perspectivas, acciones y comprensiones. This article analyzes the (in)visibility of ludic-aggressive play in Early Childhood Education, in dialog with the theoretical-methodological assumptions of theSociology of Childhood. Using an ethnography with episodes of interaction, the production of data revealed categories of analysis on listening and children's participation: approaches, records, and dialogues with and between children. As a result, we emphasize that to be recognized, children's cultural productions need to be visible and meaningful, so that it is possible to build bridges and shortcuts with the children themselves, pointing out that daily life can reveal harmony based on differences in perspectives, actions, and understandings. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92199 |
DOI: | 10.26512/lc29202350496 |
ISSN: | 1516-4896 |
e-ISSN: | 1981-0431 |
Versão da editora: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/50496/38857 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
(In)visibilidade das brincadeiras lúdico-agressivas na educação infantil compreensões a partir das crianças.pdf | 293,22 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |