Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92157

TítuloAs visitas de estudo virtuais em "Estudo do Meio" e "História e Geografia de Portugal"
Outro(s) título(s)Virtual field trip in “Environment Study” and “History and Geography of Portugal”
Autor(es)Oliveira, Ana Rita da Silva
Orientador(es)Abay, Cristiana Martinha Maia Oliveira Fonseca Costa
Palavras-chaveEstudo do Meio
História e Geografia de Portugal
Visitas de estudo virtuais
Environment Study
History and Geography of Portugal
Virtual filed trips
Data9-Jan-2023
Resumo(s)O presente relatório resulta da realização da Prática de Ensino Supervisionada no 1º ciclo e no 2º ciclo do Ensino Básico. O tema escolhido foi “As visitas de estudo virtuais em “Estudo do Meio” e “História e Geografia de Portugal” e com este estudo pretendeu-se compreender de que forma as visitas de estudo virtuais podem contribuir para a motivação dos alunos na aprendizagem destas duas disciplinas. As visitas de estudo virtuais são importantes no campo da educação, pois para além de servirem de complemento às visitas de estudo tradicionais, aquando da não possibilidade de realização das visitas de estudo tradicionais, servem como estratégia alternativa e bastante enriquecedora. É uma estratégia que cativa o interesse e motiva os alunos no processo de aquisição e consolidação de conhecimentos. As atividades planificadas no 1º ciclo do Ensino Básico foram implementadas numa escola da Trofa, que se trata de um estabelecimento de ensino público. Neste, esteve-se em contacto com uma turma de 3º ano, composta por vinte e dois alunos. Já no 2º ciclo do Ensino Básico, o estágio ocorreu, também, numa escola da Trofa e o projeto foi desenvolvido numa turma do 5º ano, constituída por vinte e sete alunos e numa turma do 6º ano, constituída por vinte alunos. Analisando os dados recolhidos através dos inquéritos aplicados e das tabelas de observação direta, conclui-se que os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e do 2º ciclo do Ensino Básico gostaram das visitas de estudos virtuais realizadas. Além disso, estas demonstraram ser um recurso que suscita o interesse e a motivação dos estudantes.
The following report results from the realization of the Supervised Teaching Practice in the 1st cycle and 2nd cycle of Basic Education. The theme chosen was “Virtual Field Trip in “Environment Study” and “History and Geography of Portugal” and with this study it was intended to understand how virtual field trips can contribute to motivation of students in learning these two subjects. Virtual field trips are important in the education field because it serves as a complement to traditional study visits, when traditional study visits are not possible, they serve as an alternative and quite enriching strategy. It is a strategy that captivates the interest and motivates students in the process of acquiring and consolidating knowledge. The activities planned in the 1st cycle of Basic Education were implemented in a school in Trofa, which is a public educational establishment. Here, I was in contact with a class of 3rd year, composed by twenty-two students. Regarding the 2nd cycle of Basic Education, the internship took place, also, in a public school located in Trofa and the project was developed in a class of 5th year, consisting of twentyseven students and one class of 6th year, consisting of twenty students. Analyzing the data collected through the applied surveys and the direct observation tables, it is concluded that the students of the 1st cycle and the 2nd cycle of Basic Education like the virtual field trips realized. In addition, virtual field trips have proved to be a resource that arouses the interest and motivation of students.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino no 1º ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92157
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Rita da Silva Oliveira.pdfRelatório de estágio4,73 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID