Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92157

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbay, Cristiana Martinha Maia Oliveira Fonseca Costapor
dc.contributor.authorOliveira, Ana Rita da Silvapor
dc.date.accessioned2024-06-28T15:44:43Z-
dc.date.available2024-06-28T15:44:43Z-
dc.date.issued2023-01-09-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/92157-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino no 1º ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente relatório resulta da realização da Prática de Ensino Supervisionada no 1º ciclo e no 2º ciclo do Ensino Básico. O tema escolhido foi “As visitas de estudo virtuais em “Estudo do Meio” e “História e Geografia de Portugal” e com este estudo pretendeu-se compreender de que forma as visitas de estudo virtuais podem contribuir para a motivação dos alunos na aprendizagem destas duas disciplinas. As visitas de estudo virtuais são importantes no campo da educação, pois para além de servirem de complemento às visitas de estudo tradicionais, aquando da não possibilidade de realização das visitas de estudo tradicionais, servem como estratégia alternativa e bastante enriquecedora. É uma estratégia que cativa o interesse e motiva os alunos no processo de aquisição e consolidação de conhecimentos. As atividades planificadas no 1º ciclo do Ensino Básico foram implementadas numa escola da Trofa, que se trata de um estabelecimento de ensino público. Neste, esteve-se em contacto com uma turma de 3º ano, composta por vinte e dois alunos. Já no 2º ciclo do Ensino Básico, o estágio ocorreu, também, numa escola da Trofa e o projeto foi desenvolvido numa turma do 5º ano, constituída por vinte e sete alunos e numa turma do 6º ano, constituída por vinte alunos. Analisando os dados recolhidos através dos inquéritos aplicados e das tabelas de observação direta, conclui-se que os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e do 2º ciclo do Ensino Básico gostaram das visitas de estudos virtuais realizadas. Além disso, estas demonstraram ser um recurso que suscita o interesse e a motivação dos estudantes.por
dc.description.abstractThe following report results from the realization of the Supervised Teaching Practice in the 1st cycle and 2nd cycle of Basic Education. The theme chosen was “Virtual Field Trip in “Environment Study” and “History and Geography of Portugal” and with this study it was intended to understand how virtual field trips can contribute to motivation of students in learning these two subjects. Virtual field trips are important in the education field because it serves as a complement to traditional study visits, when traditional study visits are not possible, they serve as an alternative and quite enriching strategy. It is a strategy that captivates the interest and motivates students in the process of acquiring and consolidating knowledge. The activities planned in the 1st cycle of Basic Education were implemented in a school in Trofa, which is a public educational establishment. Here, I was in contact with a class of 3rd year, composed by twenty-two students. Regarding the 2nd cycle of Basic Education, the internship took place, also, in a public school located in Trofa and the project was developed in a class of 5th year, consisting of twentyseven students and one class of 6th year, consisting of twenty students. Analyzing the data collected through the applied surveys and the direct observation tables, it is concluded that the students of the 1st cycle and the 2nd cycle of Basic Education like the virtual field trips realized. In addition, virtual field trips have proved to be a resource that arouses the interest and motivation of students.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectEstudo do Meiopor
dc.subjectHistória e Geografia de Portugalpor
dc.subjectVisitas de estudo virtuaispor
dc.subjectEnvironment Studypor
dc.subjectHistory and Geography of Portugalpor
dc.subjectVirtual filed tripspor
dc.titleAs visitas de estudo virtuais em "Estudo do Meio" e "História e Geografia de Portugal"por
dc.title.alternativeVirtual field trip in “Environment Study” and “History and Geography of Portugal”por
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203616073por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Rita da Silva Oliveira.pdfRelatório de estágio4,73 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID