Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92115
Título: | O ensino de Português de acordo com a literatura e os seus autores |
Outro(s) título(s): | Teaching Portuguese according to literature and its authors |
Autor(es): | Martins, Renata Filipa Branco |
Orientador(es): | Silva, Sara Raquel Reis da |
Palavras-chave: | Aprendizagens essenciais Atividades Domínios Professor de Português Essential learnings Activities Domains Portuguese teacher |
Data: | 28-Nov-2023 |
Resumo(s): | Configurando uma exigência do 2.º ano do Mestrado em Ensino de Português no
3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, e sendo este um ano de Estágio
Profissional, este trabalho tem como intuito apresentar uma reflexão crítica reveladora
da ligação dos conteúdos teóricos com o percurso de estágio, em particular com as
atividades desenvolvidas.
Neste documento, integra-se uma contextualização do Estágio, incluindo a
caracterização da turma em que ocorreu a intervenção. Além disso, dá-se ainda a ler a
fundamentação teórica das diversas componentes que fazem parte da aula de
Português, como: o papel do professor assim como a definição dos domínios da aula de
Português.
Por fim, são apresentadas atividades desenvolvidas e aplicadas dos diversos
domínios, sendo fundamentadas no documento principal, a partir do qual o professor
tem de nortear as suas práticas, Aprendizagens Essenciais. As a requirement of the 2nd year of the Master's in Teaching Portuguese in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education and given that this is a year of Professional Internship, this work aims to present a critical reflection that reveals the connection between theoretical content and the internship journey, particularly with the activities developed. This document includes contextualization of the internship, including the characterization of the class where the intervention took place. Furthermore, the theoretical foundation of the various components that are part of the Portuguese class is also discussed, such as the role of the teacher and the definition of the domains of the Portuguese class. Finally, activities developed and applied in various domains are presented, substantiated by the main document that the teacher must use as a guide for their practices, Essential Learnings. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92115 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Renata Filipa Branco Martins.pdf | Relatório de estágio | 5,58 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons