Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92103

TítuloO papel do texto literário no processo de ensino-aprendizagem da língua materna
Outro(s) título(s)The role of literary text in the mother tongue teaching-learning process
Autor(es)Silva, Sofia Almeida
Orientador(es)Silva, António Carvalho da
Palavras-chaveEnsino do Português
Língua materna
Competências de uso da língua
Portuguese language teaching
Mother tongue
Language use competencies
Data23-Out-2023
Resumo(s)O presente texto refere-se ao estágio realizado ao longo do ano de 2021/2022, junto de duas turmas do Ensino Básico, uma de 8.º e outra de 9.º ano, numa escola bracarense. O que se pretendeu ao longo do estágio foi desenvolver atividades e promover estratégias de ensino que favorecessem o ensino da língua e novas aprendizagens, tendo por base os domínios do ensino da língua materna. Este relatório divide-se em dois capítulos, em que o primeiro revela uma componente de investigação feita junto das turmas, seguindo-se os dados obtidos. Já no segundo expõe-se a prática desenvolvida ao longo do ano letivo, sobretudo após a fase de observação das turmas. Tal como indica o título “O papel do texto literário no processo de ensino-aprendizagem da língua materna”, as atividades desenvolvidas recaíram sobre o texto literário, sendo este o ponto de partida para as atividades realizadas nos vários domínios. O conteúdo a apresentar tem a ver com os diversos domínios do Português, nomeadamente a educação literária, a leitura, a escrita, a oralidade e a gramática. O objetivo era desenvolver estratégias de ensino que visassem a aprendizagem do aluno. Para a educação literária, abordaram-se textos dos géneros narrativo, dramático e poético. Para além dos textos, estudaram-se os respetivos autores, períodos históricos e técnicas literárias, melhorando a compreensão das características da literatura e do que a distingue de textos não literários. Quanto à prática de escrita com base nos textos literários estudados, aprofundou-se o modelo da planificação, redação e revisão defendido por Flower & Hayes (1981). Partindo deste modelo, os alunos escreveram textos em que tivessem de passar por estas três fases. Seguiu-se Giasson (1993), com o modelo de compreensão na leitura, e em que foram executadas atividades de pré-leitura, seguindo-se a compreensão do texto e a realização de questionários escritos ou orais sobre o mesmo. Na oralidade, promoveu-se o discurso oral formal, aumentando a segurança e o conforto de comunicar em público. Realizaram-se ainda atividades de compreensão e de expressão oral. Por fim, na gramática, procurou-se instruir o aluno para algumas das regras gramaticais que lhes permitissem falar com base no Português padrão e melhorar os restantes domínios, uma vez que o bom conhecimento da gramática melhora as restantes competências.
This text refers to the internship held during the 2021/2022 school year with two basic education classes, 8th and 9th grade, in a school in Braga. The focus during the internship was to develop activities and promote teaching strategies that supported language teaching and new learning, based on the domains of mother tongue education. This report is divided into two chapters. The first chapter refers to a research component conducted in the class, presenting the data collected. The second chapter discusses the practices developed throughout the school year, particularly after the observation phase of the classes. As the title indicates, "The role of the literary text in the mother tongue teaching-learning process" the activities were centred around literary texts, serving as the starting point for various teaching activities. The content presented covers various domains of the Portuguese language, including literary education, reading, writing, orality, and grammar. The objective was to develop teaching strategies that facilitated student learning. In literary education, texts of narrative, dramatic, and poetic genres were addressed, along with the respective authors, historical periods, and literary techniques. This improved the students' understanding of the characteristics of literature and its distinction from non-literary texts. Regarding writing practices based on the literary texts studied, the model of planning, writing, and revision advocated by Flower & Hayes (1981) was investigated. Following this model, students wrote texts and went through these three phases. Additionally, Giasson's reading comprehension model (1993) was used, involving pre reading activities, text comprehension, and the completion of written or oral questionnaires about the texts. In the domain of orality, formal oral speech was promoted to increase students' confidence and comfort in public communication. Lastly, in grammar, students were instructed in some grammatical rules that would enable them to speak based on standard Portuguese, thereby improving their language skills.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92103
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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