Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92086

TítuloAs conceções sobre mudança, em alunos do 8ºano, com base na exploração dos temas sobre as revoluções agrícola e industrial nos finais do século XVIII
Outro(s) título(s)The conceptions about change, in 8th grade students, based on the exploration of themes about the agricultural and industrial revolutions at the end of the 18th century
Autor(es)Pereira, Nelson Couto
Orientador(es)Solé, Glória
Palavras-chaveMudança
Revolução
Progresso
Ritmos e rutura
Change
Revolution
Progress
Rhythms and break
Data2-Mar-2023
Resumo(s)O presente relatório de estágio intitulado de “As conceções sobre mudança, em alunos do 8ºano, com base na exploração dos temas sobre as revoluções agrícola e industrial nos finais do século XVIII” foi realizado com base no projeto de intervenção pedagógica supervisionado (PIPS) no âmbito do Mestrado de Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na Universidade do Minho. O projeto foi implementado numa turma do 3ºCiclo de Ensino Básico (8º ano) de uma escola do concelho de Braga, recorrendo a uma metodologia onde se aplicaram os princípios da Investigação-ação e do paradigma construtivista, com base no modelo de aula-oficina e tendo em consideração as limitações e constrangimentos provocados pelo cenário pandémico. Para a estruturação investigacional do projeto procurou-se responder às seguintes questões de investigação: Quais as conceções dos alunos sobre os conceitos de mudança e progresso histórico? Que ideias e conceptualizações expressam os alunos sobre mudança histórica a partir do estudo da revolução Agrícola e Industrial? Que dificuldades expressam os alunos sobre mudança histórica quando analisam fontes diversas subordinadas à temática em estudo? Com recurso à implementação de diversos instrumentos (questionários de levantamento de ideias prévias, fichas de diagnóstico, de trabalho e de metacognição) foram reunidos dados e posteriormente analisados para se responder às questões de investigação. A análise dos dados recolhidos foi efetuada com recurso à metodologia da Grounded Theory, permitindo a organização e categorização das ideias dos alunos. A partir da interpretação dos resultados observados foi possível concluir que um ensino de cariz construtivista permite produzir um desenvolvimento das conceções que os alunos estabelecem em relação ao conceito de segunda ordem - a mudança histórica, desconstruindo algumas das suas noções iniciais, promovendo uma mais sofisticada compreensão dos ritmos temporais, orientações e conceptualizações de progressão histórica.
This internship report entitled, “Conceptions about change, in 8th grade students, based on the exploration of themes about the agricultural and industrial revolutions at the end of the 18th century”, carried out based on the supervised pedagogical intervention project (PIPS) within the scope of the Master's in History Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, at the University of Minho. The project was implemented in a class of the 3rd cycle of Basic Education (8th year) of a school in the municipality of Braga, using a methodology where the principles of action-research and the constructivist paradigm were applied, based on the workshop class model, and taking into account the limitations and constraints caused by the pandemic scenario. For the investigational structuring of the project, three research questions were put together that sought to be answered: What are the students' conceptions about the concepts of change and historical progress? What ideas and conceptualizations do students express about historical change from the study of the Agricultural and Industrial Revolution? What difficulties do students express about historical change when they analyse different sources subordinated to the subject under study? Using the implementation of various instruments (questionnaires to survey prior ideas, diagnostic, work and metacognition sheets), these elements were thus gathered to answer the research questions. The analysis of the collected data was carried out using Grounded Theory, allowing the organization and categorization of the students' ideas. From the interpretation of the observed results, it was possible to conclude that a teaching of a constructivist nature allows to produce a development of the conceptions that the students establish in relation to the concept of second order - the historical change, deconstructing some of its initial notions and promoting a more sophisticated understanding of temporal rhythms, orientations and conceptualizations of historical progression.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92086
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Nelson Couto Pereira.pdfRelatório de estágio2,3 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID