Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92086
Título: | As conceções sobre mudança, em alunos do 8ºano, com base na exploração dos temas sobre as revoluções agrícola e industrial nos finais do século XVIII |
Outro(s) título(s): | The conceptions about change, in 8th grade students, based on the exploration of themes about the agricultural and industrial revolutions at the end of the 18th century |
Autor(es): | Pereira, Nelson Couto |
Orientador(es): | Solé, Glória |
Palavras-chave: | Mudança Revolução Progresso Ritmos e rutura Change Revolution Progress Rhythms and break |
Data: | 2-Mar-2023 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio intitulado de “As conceções sobre mudança, em alunos
do 8ºano, com base na exploração dos temas sobre as revoluções agrícola e industrial
nos finais do século XVIII” foi realizado com base no projeto de intervenção pedagógica
supervisionado (PIPS) no âmbito do Mestrado de Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino
Básico e no Ensino Secundário, na Universidade do Minho.
O projeto foi implementado numa turma do 3ºCiclo de Ensino Básico (8º ano) de uma
escola do concelho de Braga, recorrendo a uma metodologia onde se aplicaram os
princípios da Investigação-ação e do paradigma construtivista, com base no modelo de
aula-oficina e tendo em consideração as limitações e constrangimentos provocados pelo
cenário pandémico.
Para a estruturação investigacional do projeto procurou-se responder às seguintes
questões de investigação: Quais as conceções dos alunos sobre os conceitos de
mudança e progresso histórico? Que ideias e conceptualizações expressam os alunos
sobre mudança histórica a partir do estudo da revolução Agrícola e Industrial? Que
dificuldades expressam os alunos sobre mudança histórica quando analisam fontes
diversas subordinadas à temática em estudo?
Com recurso à implementação de diversos instrumentos (questionários de
levantamento de ideias prévias, fichas de diagnóstico, de trabalho e de metacognição)
foram reunidos dados e posteriormente analisados para se responder às questões de
investigação.
A análise dos dados recolhidos foi efetuada com recurso à metodologia da Grounded
Theory, permitindo a organização e categorização das ideias dos alunos. A partir da
interpretação dos resultados observados foi possível concluir que um ensino de cariz
construtivista permite produzir um desenvolvimento das conceções que os alunos
estabelecem em relação ao conceito de segunda ordem - a mudança histórica,
desconstruindo algumas das suas noções iniciais, promovendo uma mais sofisticada
compreensão dos ritmos temporais, orientações e conceptualizações de progressão
histórica. This internship report entitled, “Conceptions about change, in 8th grade students, based on the exploration of themes about the agricultural and industrial revolutions at the end of the 18th century”, carried out based on the supervised pedagogical intervention project (PIPS) within the scope of the Master's in History Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, at the University of Minho. The project was implemented in a class of the 3rd cycle of Basic Education (8th year) of a school in the municipality of Braga, using a methodology where the principles of action-research and the constructivist paradigm were applied, based on the workshop class model, and taking into account the limitations and constraints caused by the pandemic scenario. For the investigational structuring of the project, three research questions were put together that sought to be answered: What are the students' conceptions about the concepts of change and historical progress? What ideas and conceptualizations do students express about historical change from the study of the Agricultural and Industrial Revolution? What difficulties do students express about historical change when they analyse different sources subordinated to the subject under study? Using the implementation of various instruments (questionnaires to survey prior ideas, diagnostic, work and metacognition sheets), these elements were thus gathered to answer the research questions. The analysis of the collected data was carried out using Grounded Theory, allowing the organization and categorization of the students' ideas. From the interpretation of the observed results, it was possible to conclude that a teaching of a constructivist nature allows to produce a development of the conceptions that the students establish in relation to the concept of second order - the historical change, deconstructing some of its initial notions and promoting a more sophisticated understanding of temporal rhythms, orientations and conceptualizations of historical progression. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92086 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nelson Couto Pereira.pdf | Relatório de estágio | 2,3 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons