Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/92040
Título: | Aprendizagem de linguagem de alto nível baseada num projeto por alunos do ensino profissional |
Autor(es): | Borges, Francisco José |
Orientador(es): | Osório, António José |
Palavras-chave: | Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP) Linguagens de alto nível Python Metodologias ativas Educação Project Based Learning (PBL) High Level Languages (HLL) Active learning Education |
Data: | 4-Dez-2023 |
Resumo(s): | O presente relatório apresenta a intervenção pedagógica realizada junto de uma turma de 11.º
ano do curso profissional “Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores”. O relatório apresenta a
planificação e implementação de uma metodologia de trabalho baseada em projeto.
O relatório apresenta também a adaptação da linguagem de programação de alto nível Python
à metodologia escolhida, e como a mesma é trabalhada pelos alunos.
Considerando a natureza contínua de implementação da metodologia de ensino baseada em projeto, o
relatório apresenta as adaptações que tive de implementar perante as atitudes dos alunos, quer ao nível
da sua observação quer ao nível da intervenção junto deles.
No relatório, também é possível encontrar os objetivos definidos para a intervenção, a
metodologia\forma de avaliação destes objetivos e a avaliação do trabalho dos alunos. Por sua vez, o
relatório apresenta, na fase final, a reflexão contínua que culminou na aquisição de experiência de
implementação de projetos pedagógicos em ambiente real, e também num melhor desenvolvimento
pessoal enquanto professor. This report presents the pedagogical intervention carried out with an 11th grade class from the "Electronics, Automation and Computers Technician" vocational course. The report presents the planning and implementation of a project-based work methodology. The report also presents the adaptation of the high-level Python programming language to the chosen methodology, and how it is worked on by the students. Considering the continuous nature of the implementation of the project-based teaching methodology, the report presents the adaptations I had to make to the students' attitudes, both in terms of observing them and intervening with them. In the report, you can also find the objectives set for the intervention, the methodology for assessing these objectives, and the evaluation of the students' work. In turn, the report presents, in the final phase, the continuous reflection that culminated in the acquisition of experience in implementing pedagogical projects in a real environment, as well as better personal development as a teacher. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/92040 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Francisco Jose Borges.pdf | Relatório de estágio | 2,16 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons