Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/92040

TítuloAprendizagem de linguagem de alto nível baseada num projeto por alunos do ensino profissional
Autor(es)Borges, Francisco José
Orientador(es)Osório, António José
Palavras-chaveAprendizagem Baseada em Projeto (ABP)
Linguagens de alto nível
Python
Metodologias ativas
Educação
Project Based Learning (PBL)
High Level Languages (HLL)
Active learning
Education
Data4-Dez-2023
Resumo(s)O presente relatório apresenta a intervenção pedagógica realizada junto de uma turma de 11.º ano do curso profissional “Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores”. O relatório apresenta a planificação e implementação de uma metodologia de trabalho baseada em projeto. O relatório apresenta também a adaptação da linguagem de programação de alto nível Python à metodologia escolhida, e como a mesma é trabalhada pelos alunos. Considerando a natureza contínua de implementação da metodologia de ensino baseada em projeto, o relatório apresenta as adaptações que tive de implementar perante as atitudes dos alunos, quer ao nível da sua observação quer ao nível da intervenção junto deles. No relatório, também é possível encontrar os objetivos definidos para a intervenção, a metodologia\forma de avaliação destes objetivos e a avaliação do trabalho dos alunos. Por sua vez, o relatório apresenta, na fase final, a reflexão contínua que culminou na aquisição de experiência de implementação de projetos pedagógicos em ambiente real, e também num melhor desenvolvimento pessoal enquanto professor.
This report presents the pedagogical intervention carried out with an 11th grade class from the "Electronics, Automation and Computers Technician" vocational course. The report presents the planning and implementation of a project-based work methodology. The report also presents the adaptation of the high-level Python programming language to the chosen methodology, and how it is worked on by the students. Considering the continuous nature of the implementation of the project-based teaching methodology, the report presents the adaptations I had to make to the students' attitudes, both in terms of observing them and intervening with them. In the report, you can also find the objectives set for the intervention, the methodology for assessing these objectives, and the evaluation of the students' work. In turn, the report presents, in the final phase, the continuous reflection that culminated in the acquisition of experience in implementing pedagogical projects in a real environment, as well as better personal development as a teacher.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/92040
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Francisco Jose Borges.pdfRelatório de estágio2,16 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID