Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91300
Título: | A percepção dos gestores acerca da relação família-escola e a participação da família: um estudo de caso de uma escola de Brasília – Distrito Federal, Brasil |
Outro(s) título(s): | Managers’ perception of the family - school relationship and family participation: a case study of a school in Brasilia – Federal District, Brazil |
Autor(es): | Lima, Divaneth Medeiros de |
Orientador(es): | Martins, Fernanda |
Palavras-chave: | Escola Família Gestão escolar Organização educativa Participação Educational organization Family Participation School management School |
Data: | 1-Mar-2024 |
Resumo(s): | Neste estudo, tem-se, como objetivo, descrever e analisar as percepções dos gestores sobre a relação
família-escola e caracterizar a participação das famílias na escola investigada. No âmbito da
metodologia, adota-se uma abordagem qualitativa a partir de um estudo de caso de uma escola
pública localizada em Brasília, Distrito Federal, Brasil, intitulada, aqui, como Escola A. A escolha da
unidade escolar se deve ao seu valor histórico, sua proposta didático-pedagógica inovadora no cenário
brasileiro e a quantidade de alunos atendidos anualmente. Como instrumento de coleta de dados,
foram aplicadas nove entrevistas semiestruturadas a gestores escolares e a outros profissionais da
educação. Essa técnica de investigação oportunizou a expressão dos entrevistados com naturalidade e
espontaneidade a fim de estabelecer proximidade e, assim, evitar desconfortos/ constrangimentos
diante da rememoração e da verbalização das experiências e vivências. Foi realizada, ainda, a análise
documental, permitindo a coleta de informações empíricas da rotina escolar e suas dinâmicas próprias.
Ademais, foram feitas pesquisa documental e pesquisa bibliográfica, sendo a primeira da legislação
vigente e das políticas internas da escola (regimento escolar interno, projeto político-pedagógico, plano
de ação da escola, dentre outros) e a segunda dos referenciais teóricos da Educação, em especial a
respeito da gestão escolar, tanto no âmbito brasileiro (Luck, 1994, Motta, 1990; Szymanski, 2009),
quanto no português (Torres, 2008; Lima, 1998; 2001; 2002; 2004; 2018a; 2018b). O instrumento
de análise assumido foi a análise de conteúdo, proposto por Bardin (2009). Como resultado,
foram propostos cinco eixos temáticos (1. Percepções e acolhimento; 2. Comunicação e
interação; 3. Participação e envolvimento familiar; 4. Conflitos e Gerenciamento de Diferenças;
5. Corresponsabilidade e Legislação), dos quais foram depreendidas 14 categorias para
caracterizar as unidades de registro das falas dos nove entrevistados. A análise de conteúdo,
seguindo o protocolo de Bardin (2009), revelou a aderência a todas as categorias, embora com
diferentes formas de apresentação, pois cada entrevistado expressou percepções distintas
sobre a participação e o envolvimento familiar na organização escolar, ora de forma mais
passiva, ora mais ativa, conforme a proposta de Lima (1998). A contribuição deste trabalho
reside, portanto, na identificação de estratégias de participação e no entendimento dessas
nuances da relação família-escola. Por conseguinte, esta investigação, por meio do estudo de
caso, oferece sugestões e recomendações para a melhoria dessa relação ao final da descrição
dos resultados. This study aims to describe and analyze managers' perceptions of the family-school relationship and characterize the participation of families in the school investigated. Within the scope of the methodology, a qualitative approach is adopted based on a case study of a public school located in Brasília, Federal District, Brazil, titled here as “School A”. The choice of the school unit is due to its historical value, its innovative didactic-pedagogical proposal in the Brazilian scenario and the number of students enrolled annually. As a data collection instrument, nine semi-structured interviews were administered to school managers and other education professionals. This investigation technique allowed the interviewees to express themselves naturally and spontaneously in order to establish proximity and, thus, avoid discomfort/embarrassment when faced with remembering and verbalizing experiences. Document analysis was also carried out, allowing the collection of empirical information on the school routine and its specific dynamics. Furthermore, documentary research and bibliographical research were carried out, the first being on current legislation and the school's internal policies (internal school regulations, political-pedagogical project, school action plan, among others) and the second on the theoretical references of Education, in particular regarding school management, both in Brazil (Luck, 1994, Motta, 1990; Szymanski, 2009), and in Portugal (Torres, 2008; Lima, 1998; 2001; 2002; 2004 2018a; 2018b). The assumed analysis instrument was content analysis, proposed by Bardin (2009). As a result, five thematic axes were proposed (1. Perceptions and reception; 2. Communication and interaction; 3. Participation and family involvement; 4. Conflicts and Difference Management; 5. Co-responsibility and Legislation), from which 14 categories were inferred for characterize the units of recording the speeches of the nine interviewees. Content analysis, following Bardin's (2009) protocol, revealed adherence to all categories, although with different forms of presentation, as each interviewee expressed different perceptions about family participation and involvement in the school organization, sometimes in a more passive, sometimes more active, as proposed by Lima (1998). The contribution of this work lies, therefore, in identifying participation strategies and understanding these nuances of the family-school relationship. Therefore, this investigation, through the case study, offers suggestions and recommendations for improving this relationship at the end of the description of the results. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91300 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Divaneth Medeiros de Lima.pdf | Dissertação de mestrado | 2,38 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons