Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/91138
Título: | O desenvolvimento de competências de uso da Língua Portuguesa no contexto do 11º ano de escolaridade |
Outro(s) título(s): | The development of portuguese language skills, in the context of the 11th grade |
Autor(es): | Matos, Cristina Mariana Fernandes |
Orientador(es): | Carvalho, José António Brandão |
Palavras-chave: | Aprendizagem Competências Domínios do Ensino do Português Estágio Domains of Portuguese Teaching Internship Learning Skills |
Data: | 29-Dez-2022 |
Resumo(s): | Este relatório diz respeito à prática pedagógica realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de
Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, sendo esta efetuada no âmbito
do 11.º Ano de Escolaridade.
A disciplina de Português, uma área curricular que apresenta um carácter multidimensional,
engloba diferentes domínios, constituindo um saber complexo que pode obstaculizar o seu
entendimento e aprendizagem, não permitindo a evolução necessária dos alunos.
Tendo este pressuposto como ponto de partida, procurou-se desenvolver um conjunto de
estratégias que, a partir da abordagem de um conjunto de textos definidos pelos documentos
programáticos para a área da Educação Literária no 11.º Ano de Escolaridade, permitissem o
desenvolvimento dos alunos no que se refere aos diferentes domínios de uso da linguagem, falar,
ouvir, ler e escrever, bem como um aprofundamento do conhecimento de natureza gramatical.
Tendo como pano de fundo a leitura de Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco e da poesia
de Cesário Verde, pretendeu-se promover as competências de uso da linguagem dos alunos e as
suas capacidades de aprendizagem, assim como o desenvolvimento de uma postura de abertura
aos outros e à compreensão do mundo que os rodeia.
A implementação deste projeto de intervenção traduziu-se num processo de crescimento da
estagiária, nos planos pessoal e profissional, permitindo o desenvolvimento das competências de
natureza diversa necessárias no ensino do Português e o aprofundamento da consciência crítica
que deve sustentar toda a ação docente. This report concerns the internship carried out within the scope of the Master in the Teaching of Portuguese Language in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education. Pedagogic Practice took place in the context of one 11th grade class. Portuguese Language is a curricular area that has a multidimensional character, involving different domains and implying a complex kind of knowledge that can hinder its understanding and learning, not allowing the necessary evolution of the students. Having this assumption as a starting point, we sought to develop a set of strategies that, based on the analysis of the texts defined by the syllabus regarding the Literary Education in the 11th Year of Schooling, would allow the development of students in the different domains of language use, such as speaking, listening, reading and writing, as well as a deepening of grammatical knowledge. Based on the reading of Amor de Perdição by Camilo Castelo Branco and the poetry of Cesário Verde, we aimed at promoting students' language skills and their learning abilities, as well as the development of an attitude of openness towards the others and the understanding of the world around them. The implementation of this intervention project resulted in a process of growth for the student teacher, both personally and professionally, allowing the development of the different skills involved in the teaching of Portuguese Language and the deepening of the critical awareness that should support any teaching practice. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91138 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cristina Mariana Fernandes Matos.pdf | Relatório de estágio | 7,12 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons