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https://hdl.handle.net/1822/91088
Título: | A evolução do sistema viário em Braga: desde a cidade romana à cidade moderna |
Outro(s) título(s): | The evolution of the road system in Braga: from the roman city to the modern city |
Autor(es): | Ruela, Letícia Cézar |
Orientador(es): | Ribeiro, Maria do Carmo Franco Magalhães, Fernanda |
Palavras-chave: | Barroco Bracara Augusta Cidade medieval Morfologia Ruas Urbanismo Baroque Medieval city Morphology Streets Urbanism |
Data: | 15-Fev-2024 |
Resumo(s): | Esta dissertação, realizada no âmbito do Mestrado em Arqueologia da Universidade do Minho,
tem como principal objetivo contribuir para os conhecimentos acerca do urbanismo da cidade de Braga,
desde a sua fundação no século I a.C. até ao século XVIII, através da análise do sistema viário na longa
diacronia. Nesse sentido, foi analisado um conjunto de dados arqueológicos, obtidos ao longo das últimas
décadas, em intervenções realizadas no âmbito do Projeto de Salvamento de Bracara Augusta, criado
em 1976. Estas evidências arqueológicas foram igualmente conjugadas com outros diferentes tipos de
fontes, nomeadamente a iconografia e cartografia antiga existente para cidade, mas também informação
documental eclesiástica, produzida pela mesa capitular da Arquidiocese de Braga. Este conjunto de
fontes possibilitaram assim, por vezes a partir de uma metodologia regressiva, uma interpretação mais
detalhada das transformações viárias ocorridas nos diferentes contextos cronológico-espaciais do
urbanismo bracarense, complementando a já extensa bibliografia que tem sido produzida sobre o tema.
Dessa forma, ao entender o plano urbano de Braga como o resultado de suas diferentes
necessidades sociais, económicas e políticas, possibilita-se assim a leitura e interpretação dos processos
históricos a partir das estruturas de comunicação. Logo, procurou-se compreender a forma urbana
hierarquizada em eixos ortogonais ao longo da administração romana, a par das transformações
ocasionadas pelas deslocações das centralidades no decorrer da época medieval e, posteriormente, a
influência dos novos ideais urbanísticos da Idade Moderna.
As questões levantadas ao longo dessa investigação se traduzem na existência de um projeto
urbanístico romano, processo não verificado na cidade medieval, mas que influenciou a configuração
urbana até a época moderna, ou ainda as quebras e permanências dos alinhamentos viários romanos
em períodos posteriores, bem como compreender em que medida os eixos de comunicação
possibilitaram o desenvolvimento das relações entre o centro e as periferias e, por último, a influência
de determinados equipamentos na conformação da sua morfologia. This dissertation, carried out as part of the Master's Degree in Archaeology at the University of Minho, aims to contribute to knowledge about the urbanism of the city of Braga, from its foundation in the 1st century BC to the 18th century, by analysing the road system in the long diachrony. To this end, a set of archaeological data obtained over the last few decades in interventions carried out as part of the Bracara Augusta Rescue Project, created in 1976, was analysed. This archaeological evidence was also combined with other different types of sources, namely iconography and ancient cartography for the city, as well as ecclesiastical documentary information produced by the chapter house of the Archdiocese of Braga. This set of sources has thus made it possible, sometimes using a regressive methodology, to provide a more detailed interpretation of the road transformations that took place in the different chronological and spatial contexts of Braga's urbanism, complementing the already extensive bibliography that has been produced on the subject. In this way, understanding Braga's urban plan as the result of its different social, economic and political needs makes it possible to read and interpret historical processes based on communication structures. Therefore, we sought to understand the urban form hierarchised into orthogonal axes throughout the Roman administration, along with the transformations caused by the displacement of centralities during the medieval period and, later, the influence of the new urbanistic ideals of the Modern Age. The questions raised throughout this investigation are the existence of a Roman urban project, a process not seen in the medieval city, but which influenced the urban configuration until the modern era, or even the breaks and permanence of the Roman road alignments in later periods, as well as understanding to what extent the communication axes enabled the development of relations between the centre and the outskirts and, finally, the influence of certain equipment in shaping its morphology. Thus, the general objective is to analyse the relationships developed between the historical processes that took place in Braga and its urban form, over a long period of time, in order to approach the road system as part of the understanding and transformations of societies and their heritage. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Arqueologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/91088 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DH - Dissertações de Mestrado/Master Thesis |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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