Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/89657
Título: | Aprendizagem baseada em problemas num curso profissional de informática |
Outro(s) título(s): | Problem-based learning in a professional computer course |
Autor(es): | Garcês, Paulo Jorge Rocha |
Orientador(es): | Gomes, Maria João |
Palavras-chave: | Aprendizagem baseada em problemas Autonomia Metodologia ativa Metodologia tradicional Motivação Problem based learning Autonomy Active methodology Traditional methodology Motivation |
Data: | 11-Jul-2022 |
Resumo(s): | O presente relatório encontra-se inserido no âmbito da unidade curricular de estágio profissional do 2º
ano do ciclo de estudos do mestrado em ensino de informática, sendo um documento de reflexão da
atividade desenvolvida durante a Prática Pedagógica Supervisionada. Nele se descreve o Projeto de
Intervenção Pedagógica desenvolvido, incluindo a sua dimensão investigativa, cujo objetivo principal foi a
comparação do ensino através de uma metodologia ativa (Problem Based Learning) Versus a metodologia
tradicional com o ensino centrado no professor.
Para tal durante o Projeto de intervenção foram lecionadas diversas sessões (aulas), recorrendo a ambas
as metodologias, que foram, posteriormente, alvo de um inquérito junto dos alunos. Este questionário
visou comparar a sua opinião relativa a estas duas metodologias quanto a características como a
promoção da autonomia, papel facilitador na aprendizagem, estímulo motivacional e preparação para a
vida ativa.
Após análise dos principais resultados do questionário aplicado aos alunos, constatou-se que a
metodologia ativa PBL apresenta diversas vantagens relativamente à metodologia expositiva tradicional,
particularmente porque se adequa, individualmente, às formas de aprendizagem de cada aluno,
contribuindo para o sucesso escolar, ao mesmo tempo que os prepara para os adultos profissionalmente
ativos que se irão tornar. This report is part of the curricular unit of the professional internship of the second year of the study cycle of the master's degree in computer science education, being a reflection document of the developed activity during the Supervised Pedagogical Practice. It also describes the Pedagogical Intervention Project, and an investigation work, which main objective was to compare teaching through an active methodology (Problem Based Learning) versus traditional methodology, with teacher-centered teaching. For this, during the Intervention Project, several sessions were taught, using both methodologies, which were later subject of an inquiry among the students. This questionnaire aimed to compare the students' opinion, regarding these two methodologies, and include features such as promotion of autonomy, facilitating role in learning, motivational stimulation and preparation for active life. After analyzing the main results of the questionnaire applied to students, it was found that active PBL methodology has several advantages over traditional expository methodology, particularly because it adapts to each student, individually, leading to school success, while preparing them to become professionally active adults. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/89657 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paulo Jorge Rocha Garces.pdf | Relatório de estágio | 2,31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons