Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89651

TítuloMudanças na permanência: experiências multiperspetivadas com estudantes do 3ºCiclo do Ensino Básico
Outro(s) título(s)Changes in permanence: multi-perspective experiences with students of the 3rd Cycle of Basic Education
Autor(es)Costa, Sandra Rita Pereira da
Orientador(es)Solé, Glória
Palavras-chaveEducação histórica
Aula oficina
Multiperspetiva
Sociedade ateniense
Sociedade romana
Historical education
Multiperspective
Athenian society
Roman society
Data13-Dez-2022
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio insere-se na unidade curricular Estágio Profissional do 2º ano do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Universidade do Minho. O Estágio Profissional decorreu numa escola básica do concelho de Braga, com uma turma do 7º ano de escolaridade. As temáticas curriculares abordadas foram “Os gregos no séc. V a.C.: exemplo de Atenas” (DGE-AE, 2018, p. 7) e o “O mundo romano no apogeu do império” (DGE-AE, 2018, p.8). A abordagem das temáticas curriculares durante o Estágio Profissional teve o seu enfoque nas sociedades ateniense e romana e na multiplicidade de perspetivas acerca do papel das mulheres e dos escravos nas respetivas sociedades. Os dados recolhidos durante a Intervenção Pedagógica Supervisionada (IPS) procuram dar resposta às seguintes questões de investigação: “Quais as ideias prévias dos estudantes sobre os conceitos substantivos e do conceito metahistórico de Multiperspetiva?”; “Como é que os estudantes dialogam sobre os diferentes papéis e respetiva hierarquia da estrutura social, nas sociedades ateniense e romana numa visão multiperspetivada?”; “Qual foi a evolução do pensamento histórico dos estudantes ao nível da compreensão multiperspetivada?”. A implementação dos instrumentos de recolha de dados, assim como, a elaboração dos planos de aula e respetivos materiais, respeitaram os princípios da Aula Oficina de Isabel Barca, alinhados com a área de investigação da Educação Histórica. Da análise dos dados constatou-se que os estudantes apresentam perfis de ideias que variam entre os menos elaborados para os mais elaborados, ou seja, de uma compreensão deficitária para uma compreensão global das fontes históricas com perspetivas convergentes e divergentes. Sendo que têm mais facilidade na compreensão de fontes multiperspetivadas divergentes. Em ambos os casos, parte dos estudantes conseguiu reconhecer/compreender os possíveis fatores que justificam as diferentes perspetivas dos autores das fontes.
This Internship Report is part of the Professional Internship curricular unit of the 2nd year of the Masters in History Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, at the University of Minho. The Professional Internship took place in a basic school in the municipality of Braga, with a 7th grade class. The curricular themes addressed were “The Greeks in the 19th century. V BC: example of Athens” (DGE-AE, 2018, p. 7) and “The Roman world at the height of the empire” (DGE-AE, 2018, p.8). The approach to curricular themes during the Professional Internship focused on Athenian and Roman societies and on the multiplicity of perspectives on the role of women and slaves in their respective societies. The data collected during the Supervised Pedagogical Intervention (IPS) seek to answer the following research questions: “What are the students' previous ideas about the substantive concepts and the metahistorical concept of Multiperspective?”; “How do students dialogue about the different roles and respective hierarchy of the social structure, in Athenian and Roman societies in a multiperspective view?”; “What was the evolution of students' historical thinking in terms of multi-perspective understanding?”. The implementation of data collection instruments, as well as the elaboration of lesson plans and respective materials, respected the principles of Isabel Barca's Aula Oficina, aligned with the area of investigation of Historical Education. From the data analysis, it was found that students present profiles of ideas that vary from the least elaborate to the most elaborate, that is, from a deficient understanding to a global understanding of historical sources with convergent and divergent perspectives. Since they are easier to understand from divergent multi-perspective sources. In both cases, part of the students managed to recognize/understand the possible factors that justify the different perspectives of the authors of the sources.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/89651
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sandra Rita Pereira da Costa.pdfRelatório de estágio2,69 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID