Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/89651
Título: | Mudanças na permanência: experiências multiperspetivadas com estudantes do 3ºCiclo do Ensino Básico |
Outro(s) título(s): | Changes in permanence: multi-perspective experiences with students of the 3rd Cycle of Basic Education |
Autor(es): | Costa, Sandra Rita Pereira da |
Orientador(es): | Solé, Glória |
Palavras-chave: | Educação histórica Aula oficina Multiperspetiva Sociedade ateniense Sociedade romana Historical education Multiperspective Athenian society Roman society |
Data: | 13-Dez-2022 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio insere-se na unidade curricular Estágio Profissional do 2º ano do
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da
Universidade do Minho.
O Estágio Profissional decorreu numa escola básica do concelho de Braga, com uma turma do
7º ano de escolaridade. As temáticas curriculares abordadas foram “Os gregos no séc. V a.C.:
exemplo de Atenas” (DGE-AE, 2018, p. 7) e o “O mundo romano no apogeu do império” (DGE-AE,
2018, p.8). A abordagem das temáticas curriculares durante o Estágio Profissional teve o seu
enfoque nas sociedades ateniense e romana e na multiplicidade de perspetivas acerca do papel
das mulheres e dos escravos nas respetivas sociedades.
Os dados recolhidos durante a Intervenção Pedagógica Supervisionada (IPS) procuram dar
resposta às seguintes questões de investigação: “Quais as ideias prévias dos estudantes sobre os
conceitos substantivos e do conceito metahistórico de Multiperspetiva?”; “Como é que os
estudantes dialogam sobre os diferentes papéis e respetiva hierarquia da estrutura social, nas
sociedades ateniense e romana numa visão multiperspetivada?”; “Qual foi a evolução do
pensamento histórico dos estudantes ao nível da compreensão multiperspetivada?”.
A implementação dos instrumentos de recolha de dados, assim como, a elaboração dos planos
de aula e respetivos materiais, respeitaram os princípios da Aula Oficina de Isabel Barca, alinhados
com a área de investigação da Educação Histórica.
Da análise dos dados constatou-se que os estudantes apresentam perfis de ideias que variam
entre os menos elaborados para os mais elaborados, ou seja, de uma compreensão deficitária
para uma compreensão global das fontes históricas com perspetivas convergentes e divergentes.
Sendo que têm mais facilidade na compreensão de fontes multiperspetivadas divergentes. Em
ambos os casos, parte dos estudantes conseguiu reconhecer/compreender os possíveis fatores
que justificam as diferentes perspetivas dos autores das fontes. This Internship Report is part of the Professional Internship curricular unit of the 2nd year of the Masters in History Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, at the University of Minho. The Professional Internship took place in a basic school in the municipality of Braga, with a 7th grade class. The curricular themes addressed were “The Greeks in the 19th century. V BC: example of Athens” (DGE-AE, 2018, p. 7) and “The Roman world at the height of the empire” (DGE-AE, 2018, p.8). The approach to curricular themes during the Professional Internship focused on Athenian and Roman societies and on the multiplicity of perspectives on the role of women and slaves in their respective societies. The data collected during the Supervised Pedagogical Intervention (IPS) seek to answer the following research questions: “What are the students' previous ideas about the substantive concepts and the metahistorical concept of Multiperspective?”; “How do students dialogue about the different roles and respective hierarchy of the social structure, in Athenian and Roman societies in a multiperspective view?”; “What was the evolution of students' historical thinking in terms of multi-perspective understanding?”. The implementation of data collection instruments, as well as the elaboration of lesson plans and respective materials, respected the principles of Isabel Barca's Aula Oficina, aligned with the area of investigation of Historical Education. From the data analysis, it was found that students present profiles of ideas that vary from the least elaborate to the most elaborate, that is, from a deficient understanding to a global understanding of historical sources with convergent and divergent perspectives. Since they are easier to understand from divergent multi-perspective sources. In both cases, part of the students managed to recognize/understand the possible factors that justify the different perspectives of the authors of the sources. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/89651 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sandra Rita Pereira da Costa.pdf | Relatório de estágio | 2,69 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons