Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/89403
Título: | A promoção do desenvolvimento motor em creche e consciencialização do meio ambiente no jardim de infância |
Outro(s) título(s): | The promotion of motor development in day care and environmental awareness in kindergarden |
Autor(es): | Machado, Tânia Marisa Soares |
Orientador(es): | Pereira, Beatriz |
Palavras-chave: | Conhecimento do mundo Desenvolvimento motor Pré-escolar Knowledge of the world Motor development Preschool |
Data: | 14-Jun-2022 |
Resumo(s): | O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Mestrado
em Educação Pré-Escolar, este desenvolveu-se em torno dos projetos de intervenção pedagógica
em creche e no ensino o Pré-escolar.
Para o desenvolvimento dos projetos foram desenvolvidas estratégias, para promover o
desenvolvimento motor, bem como para despertar e sensibilizar as crianças para o meio ambiente.
O modelo pedagógico que foi utilizado na instituição nas intervenções pedagógicas foi o modelo
pedagógico de High scope.
Esta intervenção pedagógica, nos dois contextos, permitiu ir de encontro aos interesses
das crianças, proporcionando a exploração de forma lúdica dos materiais, despertando a
curiosidade de aprender e saber mais. Ao longo deste relatório descrevemos os resultados e as
aprendizagens realizadas pelas crianças que foram sendo evidentes ao longo da implementação
dos projetos.
A reflexão e análise deste demostra o contributo que a criação e o desenvolvimento dos
projetos, teve para a aprendizagem das crianças. Como futura educadora, este trabalho contribuiu
para o meu desenvolvimento na profissão que irei desempenhar. The present report was carried out within the framework of the Curricular Unit of Master’s degree in Preschool Education, and it has developed around pedagogic intervention projects in daycare centers and preschools. For the development of the projects, strategies were created to promote motor development, as well as to awake and raise children's awareness of the environment. The pedagogic model used in the pedagogic interventions in the institution was the High scope pedagogic model. This pedagogic intervention in both contexts allowed to meet the children’s interests, providing a lucid exploration of materials, arousing curiosity to learn and know more. Throughout the report, it will describe the evident results and learning acquired by the children during the implementation of the projects. The reflection and analysis show the impact that the project creation and development had on their learning. As a future teacher, this work contributed to my development in the profession that I will perform. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/89403 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tania Marisa Soares Machado.pdf | Relatório de estágio | 32,4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons