Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/89235
Título: | O papel das redes sociais nas estratégias de divulgação da Intensify World |
Autor(es): | Fonseca, Marta Filipa Fernandes |
Orientador(es): | Duarte Melo, Ana |
Palavras-chave: | Comunicação digital Redes sociais Seguidores Associação voluntária Projeto de ação Digital communication Social networks Followers Voluntary association Action project |
Data: | 30-Jan-2024 |
Resumo(s): | As redes sociais assumem-se, hoje, mais do que nunca, como uma parte fulcral da comunicação de
qualquer empresa, instituição, associação ou pessoa. Consideramos o tema relevante, porque, num
mundo em que se fala tanto das redes sociais e dos benefícios que estas trouxeram para as nossas
vidas, propomo-nos a perceber se funcionam como um meio de divulgação de informação e como um
meio de literacia de uma instituição particular de solidariedade social: a Intensify World.
A Intensify World é uma associação voluntária, tecnológica e recreativa, que assenta em quatro pilares,
por forma a ajudar os jovens: Educação, Solidariedade, Meio Ambiente e Tecnologia. Mas isto, por si
só, não nos diz verdadeiramente em que é que a associação atua, evidenciando a ausência de uma
estratégia ou plano de comunicação para divulgar os seus serviços ou as áreas concretas de atuação.
Com base nesta observação, identificamos ser este o maior problema (o facto de não conseguir
exprimir concretamente os seus serviços) de comunicação da organização, e comprometemo-nos, com
este projeto de ação, a tentar colmatá-lo através da utilização estratégica e eficaz das redes sociais
como um veículo de transmissão de informação, nomeadamente para dar a conhecer os serviços e
áreas em que atua e como atua a associação, ou seja, a sua função e missão. Visto que, atualmente,
as redes sociais são o meio onde as pessoas mais consomem informação, consideramos que seria o
meio ideal para pôr em prática este projeto de ação.
Neste projeto de investigação-ação, pretendemos identificar problemas de comunicação da Intensify
World (supra-referido), propor soluções, nomeadamente, a divulgação de vídeos sobre as áreas de
atuação da associação, implementá-las e monitorizar o seu resultado, com particular ênfase na
utilização de redes sociais.
Com base neste esquema, fomos capazes de perceber que as redes sociais são um bom veículo de
transmissão de informação e que a instituição, simplesmente, não as estava a utilizar da melhor forma,
não partilhando, até, conteúdos que os seguidores teriam interesse em ver. Today, more than ever, social networks are a central part of the communication of any company, institution, association or individual. We consider the topic relevant because, in a world where there is so much talk about social networks and the benefits they have brought to our lives, we set out to understand whether they work as a means of disseminating information and as a means of literacy for a private charity: Intensify World. Intensify World is a voluntary, technological and recreational organisation based on four pillars to help young people: Education, Solidarity, Environment and Technology. But this in itself doesn't really tell us what the association is working on, as it shows the absence of a communication strategy or plan to publicise its services or specific areas of activity. Based on this observation, we identified this as the organisation's biggest communication problem (not being able to express its services concretely), and we undertook, with this action project, to try to overcome it by using social networks strategically and effectively as a vehicle for transmitting information, namely to publicise the services and areas in which it operates and how the association operates, in other words, its role and mission. Given that social networks are currently the medium where people consume the most information, we thought it would be the ideal way to put this action project into practice. In this action-research project, we set out to identify Intensify World's communication problems (mentioned above), propose solutions, namely the dissemination of videos on the association's areas of activity, implement them and monitor their results, with particular emphasis on the use of social networks. Based on this scheme, we were able to realise that social networks are a good vehicle for transmitting information and that the institution simply wasn't making the best use of them, not even sharing content that followers would be interested in seeing. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Trabalho de projeto de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/89235 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marta Filipa Fernandes Fonseca.pdf | Projeto de mestrado | 7,31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons