Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/89097
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sapage, Sara Pereira | por |
dc.contributor.author | Cruz-Santos, Anabela | por |
dc.contributor.author | Abreu, Pascale Engel de | por |
dc.date.accessioned | 2024-02-27T15:26:14Z | - |
dc.date.available | 2024-02-27T15:26:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-12 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/89097 | - |
dc.description.abstract | A pandemia por COVID-19 levou a medidas de mitigação por todo o mundo. As quarentenas, encerramento de escolas e o distanciamento social permitiram a minimização da transmissão do vírus. No entanto, o prolongado isolamento social e encerramento das escolas podem ter influenciado o bem-estar emocional e na aprendizagem das crianças. Existe uma lacuna na investigação quanto ao efeito desta pandemia nas crianças em idade pré-escolar. Deste modo, o presente estudo pretende explorar as experiências de aprendizagem e as perceções de bem-estar das crianças entre os 4 e os 6 anos de idade, de língua portuguesa, durante a pandemia por COVID-19. O instrumento de recolha de dados foi adaptado da versão portuguesa do Questionário COVID-kids (Kirsch et al., 2020) desenvolvido por uma equipa multilingue da Universidade do Luxemburgo para crianças e adolescentes dos 6 aos 16 anos. No Questionário COVID-PreKids, a aplicação e tipo de resposta foram adaptadas ao nível de desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar. A amostra é assim constituída por 550 crianças de 4, 5 e 6 anos de idade, residentes em Portugal. As restrições e alterações das rotinas durante a pandemia influenciaram as crianças ao nível do seu bem-estar e desenvolvimento global. Este estudo permitiu verificar que os níveis de felicidade durante o período de coronavírus diminuíram comparativamente ao período pré-pandemia. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/FARH/SFRH%2FBD%2F138797%2F2018/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | COVID 19 | por |
dc.subject | Bem -estar subjetivo | por |
dc.subject | Educação pré-escolar | por |
dc.title | As experiências e perceções de bem-estar das crianças de idade pré-escolar durante a pandemia por COVID- 19 | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/34553 | por |
oaire.citationStartPage | 701 | por |
oaire.citationEndPage | 716 | por |
oaire.citationConferencePlace | Corunha, Espanha | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | Actas del XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
sapage et al 2023.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons