Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/88985

TítuloScience recommendations on social media platforms
Outro(s) título(s)Recomendações de Ciência em plataformas de redes sociais
Autor(es)Oliveira e Sá, Jorge
Pereira, José Luís
Fontes, Pedro
Palavras-chaveSistema de recomendação
Plataformas de redes sociais
Análise de sentimento
Ciência
Recommendation system
Social media platform
Sentiment analysis
Science
Data20-Out-2021
EditoraAssociation for Information Systems (AIS)
CitaçãoOliveira e Sá, J., Pereira, J.L., and Fontes, P. (2021). "Science Recommendations on Social Media Platforms". CAPSI 2021 Proceedings. 16. https://aisel.aisnet.org/capsi2021/16
Resumo(s)As plataformas de redes sociais podem ser vistas como fontes de recomendações de variados itens ou produtos. O marketing aproveita ao máximo esta potencialidade sobretudo ao tirar proveito de influencers, que ao experimentarem esses itens fazem avaliações dos mesmos, isto pode ser visto como recomendações. No entanto, pode-se questionar porque é que na área da ciência isto não ocorre de uma forma semelhante. Este artigo apresenta um estudo em que se recolheram partilhas/menções em plataformas de redes sociais sobre documentos científicos (artigos de revistas ou conferências, relatórios, patentes, entre outros) e dessa recolha foi obtida a polaridade desses comentários (positivos, negativos e neutros. Verificou-se que a maior parte das menções são neutras e algumas consideradas positivas. Isto permite concluir que há partilhas de menções sobre ciência e que podem servir como base de um sistema de recomendação de ciência.
Social media platforms can be a source of recommendations for various items or products. Digital Marketing takes advantage of this, especially when using influencers to evaluate their items or products on social media platforms. Each influencer can be a recommender of items or products. However, one can question why this does not occur similarly in the science area. This work presents a study based on comments shared on social media platforms about scientific documents (for example, journal or conference articles, thesis, reports, and patents). We pretend to obtain the polarity (positive, negative, and neutral) for each scientific comment. Most mentions are neutral and some considered positive, which allows us to conclude that there are shares of comments about science and that they can serve as the basis for a science recommendation system.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/88985
Versão da editorahttps://aisel.aisnet.org/capsi2021/16/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CAlg - Artigos em livros de atas/Papers in proceedings
DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Science Recommendations on Social Media Platforms.pdf849,24 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID