Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87685

TítuloAprendizagem de arquitetura de computadores baseada em projetos: aprendizagem em contexto real ao serviço da comunidade escolar
Autor(es)Lopes, Filipe Agostinho Pereira
Orientador(es)Osório, António José
Palavras-chaveAprendizagem baseada em projetos
Colaboração
Ensino de informática
Ensino profissional
Projec-based Learning
Collaboration
Computer science teaching
Vocational education
Data19-Jan-2023
Resumo(s)Estamos numa era digital onde o dito "ensino tradicional" utilizando livros e canetas já não é tão motivador ou desafiante. No que concerne ao ensino-aprendizagem os modelos e métodos estudados favorecem a utilização de metodologias ativas, de forma a aumentar o interesse dos jovens e, consequentemente, o aproveitamento escolar. Estas metodologias promovem, também a capacidade crítica, reflexiva, a autonomia e o "saber-fazer". E são estas capacidades que dão resposta às necessidades do mundo atual. A presente intervenção pedagógica supervisionada teve como objetivo reconhecer os contributos e a real aplicabilidade da Aprendizagem Baseada em Projetos numa turma do curso profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Esta metodologia tem corno premissa a autonomia dos alunos nas suas decisões e próprias orientações no desenvolvimento de projetos, assumindo que a aprendizagem é centrada no aluno. A colaboração entre pares é estimulada bem como a tomada decisões e a aplicabilidade prática dos conhecimentos teóricos adquiridos. Para a aplicação desta metodologia, foi proposto a elaboração e desenvolvimento de um projeto que favorecesse a comunidade escolar. Este projeto iniciou-se na sala de aula habitual e terminou numa sala de informática com ligação à internet, criada pelos alunos, atendendo ao princípio orientador: instalação e configuração de uma rede local. Para a execução do projeto foi promovida a interação entre alunos, favorecendo a capacidade de colaboração e cooperação. Para a avaliação do projeto, foram utilizados questionários de escala likert e com questões abertas; grelhas de observação e a autoavaliação efetuada pelos alunos. Os resultados obtidos indicam que os alunos aderiram de forma positiva à metodologia utilizada, adquiriram conhecimentos teóricos e práticos e maior motivação percecionada e adesão à disciplina. A par disto, competências psicossociais foram estimuladas: autonomia; trabalho de equipa: interação interpessoal.
We are in a digital age, where the so called 'traditional teaching', mainly focused on the use of books and pens, is no longer as motivating, or challenging as it used to be. As to teaching-learning, the models and methods studied favour the use of active methodologies in circler to increase young people's interest and, consequently, school achievement. These methodologies also promote autonomy, as well as critical, reflective, and "know-how" skills, which are the abilities that best correspond to the needs of today’s world. The present supervised pedagogical intervention aimed to recognise the contributions and the real applicability of Project Based Learning in a class of the Technical Professional Course of Management and Programming of Computer Systems. This methodology is based on the premise that student have autonomy in their own decisions and guide themselves in the development of their own project, assuming that learning is student-centred. Both the collaboration between pairs and decision-making are stimulated, which gives way to the acquisition and practical applicability of theoretical knowledge. In order for this methodology to be applied, students were asked to elaborate and develop a project that would favour the school community. This project started in a regular classroom, which the students transformed into a computer room, thanks to the process of installation and configuration of a local network. For the execution of the project the interaction between students was promoted, enabling them to develop their collaboration and cooperation skills. Likert scale questionnaires with open questions were used to evaluate the project. Observation grids and self-evaluation by the students was another one of the evaluating methods. The result obtained indicate that the students adhered positively to the methodology used, acquired theoretical and practical knowledge and greater perceived motivation and adherence to the subject. In addition, psychosocial skills, such as autonomy, teamwork, and interpersonal interaction were also stimulated.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87685
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Filipe Agostinho Pereira Lopes.pdfRelatório de Estágio5,82 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID