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https://hdl.handle.net/1822/87383
Título: | Geraldo Bastos Silva: intelectual impulsionador da modernidade no ensino secundário brasileiro, nas décadas de 1950 e 1960 |
Outro(s) título(s): | Geraldo Bastos Silva: intellectual driving modernity in brazilian secondary Education in the 1950s and 1960s |
Autor(es): | Santos, Mônica Costa |
Orientador(es): | Afonso, José António |
Palavras-chave: | Educação Ensino Secundário Geraldo Bastos Silva Intelectuais da Educação Modernização Education High school Intellectuals of Education Modernization |
Data: | 2-Out-2023 |
Resumo(s): | A presente tese tem como objeto de estudo a trajetória pessoal e profissional de Geraldo Bastos Silva,
por meio da análise de sua atuação, buscando compreender de que maneira esse intelectual
contribuiu para a modernização da educação e, mais especificamente, para o ensino secundário no
Brasil, nas décadas de 1950 e 1960. Para tanto, a elaboração do texto foi referenciada na História
Cultural francesa, a partir das seguintes categorias de análise: intelectual (Sirinelli, 1996; Miceli, 2001;
Vieira, 2008), modernidade (Faria Filho et al., 2012) e apropriação (Chartier, 1995; 2002). Buscou-se
ainda caracterizar os cenários históricos, políticos, econômicos, culturais e sociais, a fim de elucidar o
caráter assumido pelo ensino secundário brasileiro desde suas bases históricas até o final da década
de 1960. Tais pressupostos permitiram o entendimento de Geraldo Bastos Silva enquanto indivíduo
pertencente a uma determinada época, bem como a compreensão de sua trajetória a partir da análise
de suas ações, de maneira que ao final da pesquisa foi possível afirmar sua condição de intelectual,
engajado nos pressupostos da Escola Nova, que vigoram no Brasil a época. Para a elaboração da
pesquisa e realização das análises necessárias ao cumprimento do objetivo foi utilizada à pesquisa
bibliográfica e pesquisa documental. O arcabouço teórico utilizado permitiu constituir e examinar as
fontes selecionadas, viabilizando a compreensão do educador alagoano enquanto pedagogo, educador
e pesquisador de destaque na história da educação brasileira. A partir do material coletado, sobretudo
os livros de autoria, foi possível mapear suas ações mais significativas, desde sua formação na
Faculdade de Filosofia do Brasil até seu trabalho do Ministério da Educação, em ações e projetos da
Diretoria do Ensino Secundário, no decorrer do período em foco. Finalmente, é possível concluir que
Geraldo Bastos Silva contribuiu de forma efetiva para a educação brasileira, especialmente para o
ensino secundário, difundindo ideias de modernização desse nível de ensino. Sua atuação, junto a
outros intelectuais, buscou promover uma educação pública moderna e de qualidade ao alcance de
todos. The present thesis has as its object of study the personal and professional trajectory of Geraldo Bastos Silva, through the analysis of his performance, seeking to understand how this intellectual contributed to the modernization of education and, more specifically, to secondary education in Brazil, in the 1950s and 1960s. To this end, the elaboration of the text was referenced in French Cultural History, based on the following categories of analysis: intellectual (Sirinelli, 1996; Miceli, 2001; Vieira, 2008), modernity (Faria Filho et al., 2012) and appropriation (Chartier, 1995; 2002). It also sought to characterize the historical, political, economic, cultural and social scenarios, in order to elucidate the character assumed by Brazilian secondary education from its historical bases until the end of the 1960s. Such assumptions allowed the understanding of Geraldo Bastos Silva as individual belonging to a certain time, as well as the understanding of his trajectory from the analysis of his actions, so that at the end of the research it was possible to affirm his condition as an intellectual, engaged in the assumptions of the New School, which prevailed in Brazil at the time. For the elaboration of the research and carrying out the analyzes necessary to fulfill the objective, bibliographic research and documentary research were used. The theoretical framework used made it possible to constitute and examine the selected sources, enabling the understanding of the educator from Alagoas as a prominent pedagogue, educator and researcher in the history of Brazilian education. From the material collected, especially the books he authored, it was possible to map his most significant actions, from his training at the Faculty of Philosophy of Brazil to his work at the Ministry of Education, in actions and projects of the Board of Secondary Education, during the course of focus period. Finally, it is possible to conclude that Geraldo Bastos Silva effectively contributed to Brazilian education, especially to secondary education, spreading ideas of modernization of this level of education. His work, together with other intellectuals, sought to promote a modern and quality public education available to all. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade de Filosofia e História da Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/87383 |
Acesso: | Acesso aberto |
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