Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87182

TítuloMidiatização cultural como instrumento de política externa — um estudo de caso da Coreia do Sul
Outro(s) título(s)Cultural mediatization as a foreign policy tool - a case study of South Korea
Autor(es)Câmara, Ana Beatriz Vieira
Orientador(es)Palmeira, José António de Passos
Palavras-chaveCoreia do Sul
Geração Z
Mídia social
Midiatização cultural
Soft power
Cultural mediatization
Generation Z
Social media
Soft power
South Korea
Data23-Out-2023
Resumo(s)Nesta pesquisa, propomos uma análise sobre a capacidade dos Estados de utilizar a tecnologia e as redes sociais como instrumentos estratégicos em suas políticas externas, visando ampliar seu poder e influência no cenário internacional. Além disso, investigamos a hipótese de que a midiatização cultural pode ser uma abordagem eficaz para empregar o conceito de soft power de maneira rápida e global. Utilizando a Coreia do Sul como estudo de caso e delimitando o período de análise de 2000 a 2022, conduzimos uma exploração conceitual dos termos relevantes e a análise de suas inter-relações, fornecendo uma contextualização cultural e histórica do período, destacando aspectos da sociedade coreana e da geração Z. Investigamos também o poder de influência da mídia nesse contexto. Por fim, examinamos plataformas sociais e de streaming, como Google, Twitter, Netflix e TikTok, identificando um crescente interesse dos usuários e analisando seu impacto nas dinâmicas comerciais sul-coreanas.
In this research, we propose an analysis of the ability of states to use technology and social networks as strategic instruments in their foreign policies, aiming to expand their power and influence on the international stage. Additionally, we investigate the hypothesis that cultural mediatization may be an effective approach to deploy the concept of soft power quickly and globally. Using South Korea as a case study and delineating the analysis period from 2000 to 2022, we conduct a conceptual exploration of relevant terms and their interrelationships, providing a cultural and historical contextualization of the period, highlighting aspects of Korean society and the Z generation. We also explore the power of media influence in this context. Finally, we examine social and streaming platforms such as Google, Twitter, Netflix, and TikTok, identifying a growing interest among users and analyzing its impact on South Korean commercial dynamics.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Relações Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87182
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Beatriz Vieira Camara.pdfDissertação de Mestrado945,15 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID