Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87182

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPalmeira, José António de Passospor
dc.contributor.authorCâmara, Ana Beatriz Vieirapor
dc.date.accessioned2023-11-08T09:29:54Z-
dc.date.available2023-11-08T09:29:54Z-
dc.date.issued2023-10-23-
dc.date.submitted2023-05-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/87182-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Relações Internacionaispor
dc.description.abstractNesta pesquisa, propomos uma análise sobre a capacidade dos Estados de utilizar a tecnologia e as redes sociais como instrumentos estratégicos em suas políticas externas, visando ampliar seu poder e influência no cenário internacional. Além disso, investigamos a hipótese de que a midiatização cultural pode ser uma abordagem eficaz para empregar o conceito de soft power de maneira rápida e global. Utilizando a Coreia do Sul como estudo de caso e delimitando o período de análise de 2000 a 2022, conduzimos uma exploração conceitual dos termos relevantes e a análise de suas inter-relações, fornecendo uma contextualização cultural e histórica do período, destacando aspectos da sociedade coreana e da geração Z. Investigamos também o poder de influência da mídia nesse contexto. Por fim, examinamos plataformas sociais e de streaming, como Google, Twitter, Netflix e TikTok, identificando um crescente interesse dos usuários e analisando seu impacto nas dinâmicas comerciais sul-coreanas.por
dc.description.abstractIn this research, we propose an analysis of the ability of states to use technology and social networks as strategic instruments in their foreign policies, aiming to expand their power and influence on the international stage. Additionally, we investigate the hypothesis that cultural mediatization may be an effective approach to deploy the concept of soft power quickly and globally. Using South Korea as a case study and delineating the analysis period from 2000 to 2022, we conduct a conceptual exploration of relevant terms and their interrelationships, providing a cultural and historical contextualization of the period, highlighting aspects of Korean society and the Z generation. We also explore the power of media influence in this context. Finally, we examine social and streaming platforms such as Google, Twitter, Netflix, and TikTok, identifying a growing interest among users and analyzing its impact on South Korean commercial dynamics.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectCoreia do Sulpor
dc.subjectGeração Zpor
dc.subjectMídia socialpor
dc.subjectMidiatização culturalpor
dc.subjectSoft powerpor
dc.subjectCultural mediatizationpor
dc.subjectGeneration Zpor
dc.subjectSocial mediapor
dc.subjectSoft powerpor
dc.subjectSouth Koreapor
dc.titleMidiatização cultural como instrumento de política externa — um estudo de caso da Coreia do Sulpor
dc.title.alternativeCultural mediatization as a foreign policy tool - a case study of South Koreapor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203379551por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Beatriz Vieira Camara.pdfDissertação de Mestrado945,15 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID