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https://hdl.handle.net/1822/86821
Título: | O contorno das contrariedades na criação de acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida em centros históricos urbanos - caso prático no centro histórico da cidade de Guimarães |
Autor(es): | Moreira, Nuno Gabriel Magalhães |
Orientador(es): | Ramos, Rui A. R. |
Palavras-chave: | Acessibilidade Planeamento urbano inclusivo Centros históricos urbanos Guimarães Accessibility Inclusive urban planning Urban historical centres |
Data: | 22-Mar-2023 |
Resumo(s): | O Planeamento Urbano é uma disciplina ambígua, porém concisa, que designa e provisiona o
espaço físico habitável através de políticas reformistas e progressistas que atentem no bem-estar
e qualidade de vida das massas na sua vivência em sociedade.
A idoneidade interpessoal que uma boa organização urbana proporciona é algo que deve ser
transcendente a todos os estratos e fações sociais, incorporando uma ótica Kantiana que zele
pelos valores e ética do coletivo. Estes valores são frequentemente, por um conjunto vasto de
razões (e.g. carência de fundos, obstáculos geológicos, preservação do património histórico e/ou
cultural, interesses desconformes), suprimidos e obliterados dos encargos de uma autarquia,
levando a que determinadas minorias vivenciem experiências menos positivas. Esta dimensão
aplicada à circulação das pessoas dentro de uma cidade é o que está na base do presente estudo.
Assim, em particular, este estudo visa abordar as vicissitudes da implantação de medidas
benéficas a indivíduos com mobilidade reduzida num centro histórico, onde o planeamento da
mobilidade individual e a criação de acessibilidades são dificultados pela proteção e preservação
do património histórico e cultural. Durante o estudo é feita uma análise regrada acerca do centro
histórico de Guimarães, procedente de um inquérito à população, e como meio de comparação,
uma análise de outros centros históricos mundiais, avaliando-se as possibilidades de contornar os
problemas identificados com a aplicação de métodos e ferramentas de planeamento urbanos mais
inclusivos para a gestão dos espaços de circulação. Urban Planning is an ambiguous, yet concise discipline that designates and provides the habitable physical space through reformist and progressive policies that pay attention to the well-being and quality of life of the masses in their experience in society. The interpersonal suitability that a good urban organization provides is something that must be transcendent to all social strata and factions, incorporating a Kantian perspective that watches over the values and ethics of the collective. These values are often, for a wide range of reasons (e.g., lack of funds, geological obstacles, preservation of historical and/or cultural heritage, non compliant interests), suppressed and obliterated from the responsibilities of an autarchy, leading to certain minorities experiencing less positive daily social experiences. This dimension applied to the movement of people within a city is what underlies the present study. This study in particular aims to address the vicissitudes of the implementation of beneficial measures for individuals with reduced mobility in a historic centre, where the planning of individual mobility and the creation of accessibility are hampered by the protection and preservation of the historical and cultural heritage. During the state, a detailed analysis of the historic centre of Guimarães is carried out, considering a popular survey, and as a means of comparison, an analysis of other historic centres in the world, evaluating the possibilities to circumvent the problems identified with the application of methods and more inclusive urban planning tools for managing circulation spaces. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia Urbana |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/86821 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado C-TAC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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