Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/86182
Título: | Intervenção de sessão única para estudantes universitários – um estudo piloto |
Outro(s) título(s): | Single session intervention for college students – a pilot study |
Autor(es): | Rodrigues, Ana Cláudia de Castro |
Orientador(es): | Braga, Cátia Sofia Macedo Gonçalves, Miguel M. |
Palavras-chave: | Saúde mental Estudantes universitários Intervenção de sessão única Estudo piloto Terapia focada nas soluções Mental health College students Single session intervention Pilot study Solution-focused therapy |
Data: | 17-Jul-2023 |
Resumo(s): | Em Portugal, o elevado número de estudantes que cumprem critérios para uma perturbação mental e os
muitos que se encontram em risco de desenvolver uma perturbação sugerem que, o atual paradigma de
tratamento individual e de longo prazo é, provavelmente, inviável para a resolução destes problemas.
Portanto, é de extrema importância o desenvolvimento de programas breves de prevenção e intervenção
precoces nas universidades, de modo a melhorar o bem-estar psicológico dos estudantes e evitar o
desenvolvimento de psicopatologias. As intervenções de sessão única podem ser uma das respostas,
tendo mostrado eficácia na redução dos níveis de ansiedade e depressão, da automutilação, dos
problemas interpessoais e de outros problemas psicossociais. O presente estudo piloto avalia a
implementação e aceitabilidade de uma sessão única, oferecida a estudantes universitários. Assim, são
fornecidas orientações relativamente a procedimentos, amostra, recursos e formato de intervenção para
um estudo em grande escala que estudará a eficácia de intervenções de sessão única focada nas
soluções para estudantes universitários. Para além disso é demonstrada a aceitabilidade desta
intervenção numa amostra académica e são também alertados os riscos desta intervenção. In Portugal, the high number of students who meet criteria for a mental disorder and the many students who are at risk of developing a disorder suggest that the current paradigm of individual and long-term treatment is probably not feasible for solving these problems. Therefore, it is extremely important to develop short prevention and early intervention programs at universities, in order to improve the psychological well-being of students and prevent the development of psychopathologies. Single-session interventions may be one answer, having been shown to be effective in reducing levels of anxiety and depression, self-injury, interpersonal problems, and other psychosocial problems. The presente pilot study evaluates the implementation and acceptability of a single session offered to university students. Therefore, guidelines are provided regarding procedure, sample, resources, and intervention format for a large-scale study that will study the effectiveness of single-session solutions-focused interventions for college students. In addition, the acceptability of this intervention in an academic sample is demonstrated and the risks of this intervention are also highlighted. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e Psicoterapia de Adultos |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/86182 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIPsi - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Claudia de Castro Rodrigues.pdf | Dissertação de Mestrado | 338,25 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons