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dc.contributor.advisorBraga, Cátia Sofia Macedopor
dc.contributor.advisorGonçalves, Miguel M.por
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Cláudia de Castropor
dc.date.accessioned2023-08-30T13:37:41Z-
dc.date.available2023-08-30T13:37:41Z-
dc.date.issued2023-07-17-
dc.date.submitted2023-06-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/86182-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Clínica e Psicoterapia de Adultospor
dc.description.abstractEm Portugal, o elevado número de estudantes que cumprem critérios para uma perturbação mental e os muitos que se encontram em risco de desenvolver uma perturbação sugerem que, o atual paradigma de tratamento individual e de longo prazo é, provavelmente, inviável para a resolução destes problemas. Portanto, é de extrema importância o desenvolvimento de programas breves de prevenção e intervenção precoces nas universidades, de modo a melhorar o bem-estar psicológico dos estudantes e evitar o desenvolvimento de psicopatologias. As intervenções de sessão única podem ser uma das respostas, tendo mostrado eficácia na redução dos níveis de ansiedade e depressão, da automutilação, dos problemas interpessoais e de outros problemas psicossociais. O presente estudo piloto avalia a implementação e aceitabilidade de uma sessão única, oferecida a estudantes universitários. Assim, são fornecidas orientações relativamente a procedimentos, amostra, recursos e formato de intervenção para um estudo em grande escala que estudará a eficácia de intervenções de sessão única focada nas soluções para estudantes universitários. Para além disso é demonstrada a aceitabilidade desta intervenção numa amostra académica e são também alertados os riscos desta intervenção.por
dc.description.abstractIn Portugal, the high number of students who meet criteria for a mental disorder and the many students who are at risk of developing a disorder suggest that the current paradigm of individual and long-term treatment is probably not feasible for solving these problems. Therefore, it is extremely important to develop short prevention and early intervention programs at universities, in order to improve the psychological well-being of students and prevent the development of psychopathologies. Single-session interventions may be one answer, having been shown to be effective in reducing levels of anxiety and depression, self-injury, interpersonal problems, and other psychosocial problems. The presente pilot study evaluates the implementation and acceptability of a single session offered to university students. Therefore, guidelines are provided regarding procedure, sample, resources, and intervention format for a large-scale study that will study the effectiveness of single-session solutions-focused interventions for college students. In addition, the acceptability of this intervention in an academic sample is demonstrated and the risks of this intervention are also highlighted.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectSaúde mentalpor
dc.subjectEstudantes universitáriospor
dc.subjectIntervenção de sessão únicapor
dc.subjectEstudo pilotopor
dc.subjectTerapia focada nas soluçõespor
dc.subjectMental healthpor
dc.subjectCollege studentspor
dc.subjectSingle session interventionpor
dc.subjectPilot studypor
dc.subjectSolution-focused therapypor
dc.titleIntervenção de sessão única para estudantes universitários – um estudo pilotopor
dc.title.alternativeSingle session intervention for college students – a pilot studypor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203345614por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

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