Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/86151

TítuloO texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas
Outro(s) título(s)The literary text as a didactic resource for teaching-learning of PFL: assumptions, challenges and proposals
Autor(es)Ramon, Micaela
Palavras-chavePortuguês Língua Estrangeira
Texto literário
Autores lusógrafos
Didatização
Poesia
Fernando Sylvan
Portuguese as a Foreign Language
Literary text
Lusograph authors
Didatization
Poetry
Data2022
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
RevistaDiacrítica
CitaçãoRamón, M. (2022). O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas. Diacrítica, 36(2), 267–276. https://doi.org/10.21814/diacritica.4819
Resumo(s)O português é a língua usada por uma vasta comunidade de autores de todo o espaço lusófono para a criação das suas obras literárias. Deste modo, o texto literário afigura-se como um recurso particularmente útil para o processo de ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE), porquanto permite o contacto natural e autêntico com este idioma pluricêntrico, evidenciando a sua diversidade ao nível linguístico e cultural. No plano linguístico, os textos literários lusógrafos permitem dar a conhecer as distintas variedades do português; no plano cultural, abrem amplas perspetivas de conhecimento e de reflexão, recusando o etnocentrismo. Neste artigo, sintetizam-se alguns pressupostos teóricos relativos ao uso do texto literário para a aprendizagem de PLE, reflete-se sobre os desafios que tais textos colocam e apresentam-se sugestões didáticas para a sua inclusão na prática docente, a partir de um poema do autor timorense Fernando Sylvan.
Portuguese is the language used by a vast community of authors from all over the Portuguese-speaking world to create their literary works. Thus, the literary text appears to be a particularly useful resource for the teaching-learning process of Portuguese as a Foreign Language (PFL), as it allows natural and authentic contact with this pluricentric language, highlighting its linguistic and cultural diversity. . On the linguistic level, the Lusograph literary texts make it possible to make known the different varieties of Portuguese; at the cultural level, they open up broad perspectives of knowledge and reflection, refusing ethnocentrism. In this article, some theoretical assumptions regarding the use of the literary text for the learning of PFL are synthesized, it is reflected on the challenges that such texts pose and didactic suggestions are presented for their inclusion in the teaching practice, based on a poem by the Timorese author Fernando Sylvan.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/86151
DOI10.21814/diacritica.4819
ISSN0870-8967
e-ISSN2183-9174
Versão da editorahttps://doi.org/10.21814/diacritica.4819
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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