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https://hdl.handle.net/1822/85206
Título: | Para uma teoria curricular de formação de professores |
Autor(es): | Pacheco, José Augusto |
Palavras-chave: | Diálogos Formação de professores Currículo Ensino Superior Educação básica |
Data: | 30-Set-2022 |
Editora: | Pedro & João Editores |
Citação: | Pacheco, J.A. (2022). Para uma teoria curricular de formação de professores. In N.P. Rivas, Silva, G.M. & Martin-Franchi, O.O. (Orgs.), Diálogos sobre formação de professores e currículo no ensino superior e na educação básica (pp. 269-285). São Carlos (Digital). |
Resumo(s): | No campo dos Estudos Curriculares (PINAR, 2006; PACHECO, 2014), que inclui tanto a teoria como a prática, entendia como práxis, o professor é um dos lugares comuns, identificados por Schwab (1970), a par do aluno, do contexto e do conhecimento. Assim, a formação inicial e continuada do professor é fundamentada em pressupostos que remetem para uma discussão epistemológica sobre a natureza do ser professor e dos seus saberes (TARDIF, 2002), bem como para processos, reportados a procedimentos de organização da formação – a que não são alheias as instituições de ensino superior (PACHECO, 2013) – e para práticas relacionadas com experiências individuais e coletivas, através das quais é forjada a subjetividade docente, isto é, a subjetivação pela qual um professor se revela na sua ação pedagógica de cuidar de si e dos outros, no dizer de Foucault (2013). Neste texto apresentamos contributos para a enunciação uma teoria curricular de formação de professores, partindo tanto dos avanços teóricos acontecidos nas últimas décadas, quanto do contexto da pandemia de Covid-19, sobretudo na formulação de um novo normal (PACHECO, 2021; OECD, 2019), que já estava em curso, em função do predominante imaginário sociotécnico (COULDRY;MEJIAS, 2019) ligado às tecnologias digitais. Trata-se, com efeito, de um instigante desafio que inclui discussões intercruzadas de especialistas, com perspetivas diferentes e inovadoras para a formação de professores. São desenvolvidos neste texto três pontos essenciais: da centralidade do professor aos problemas globais da profissão docente; teoria curricular de formação de professores; tecnologia e subjetividade docente. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/85206 |
ISBN: | 978-65-265-0049-1 |
DOI: | 10.51795/9786526500491 |
Versão da editora: | https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/dialogos-sobre-formacao-de-professores-e-curriculo-no-ensino-superior-e-na-educacao-basica/ |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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