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https://hdl.handle.net/1822/85206
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pacheco, José Augusto | por |
dc.date.accessioned | 2023-06-27T08:16:04Z | - |
dc.date.available | 2023-06-27T08:16:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-30 | - |
dc.identifier.citation | Pacheco, J.A. (2022). Para uma teoria curricular de formação de professores. In N.P. Rivas, Silva, G.M. & Martin-Franchi, O.O. (Orgs.), Diálogos sobre formação de professores e currículo no ensino superior e na educação básica (pp. 269-285). São Carlos (Digital). | por |
dc.identifier.isbn | 978-65-265-0049-1 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/85206 | - |
dc.description.abstract | No campo dos Estudos Curriculares (PINAR, 2006; PACHECO, 2014), que inclui tanto a teoria como a prática, entendia como práxis, o professor é um dos lugares comuns, identificados por Schwab (1970), a par do aluno, do contexto e do conhecimento. Assim, a formação inicial e continuada do professor é fundamentada em pressupostos que remetem para uma discussão epistemológica sobre a natureza do ser professor e dos seus saberes (TARDIF, 2002), bem como para processos, reportados a procedimentos de organização da formação – a que não são alheias as instituições de ensino superior (PACHECO, 2013) – e para práticas relacionadas com experiências individuais e coletivas, através das quais é forjada a subjetividade docente, isto é, a subjetivação pela qual um professor se revela na sua ação pedagógica de cuidar de si e dos outros, no dizer de Foucault (2013). Neste texto apresentamos contributos para a enunciação uma teoria curricular de formação de professores, partindo tanto dos avanços teóricos acontecidos nas últimas décadas, quanto do contexto da pandemia de Covid-19, sobretudo na formulação de um novo normal (PACHECO, 2021; OECD, 2019), que já estava em curso, em função do predominante imaginário sociotécnico (COULDRY;MEJIAS, 2019) ligado às tecnologias digitais. Trata-se, com efeito, de um instigante desafio que inclui discussões intercruzadas de especialistas, com perspetivas diferentes e inovadoras para a formação de professores. São desenvolvidos neste texto três pontos essenciais: da centralidade do professor aos problemas globais da profissão docente; teoria curricular de formação de professores; tecnologia e subjetividade docente. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Pedro & João Editores | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Diálogos | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Ensino Superior | por |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.title | Para uma teoria curricular de formação de professores | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/dialogos-sobre-formacao-de-professores-e-curriculo-no-ensino-superior-e-na-educacao-basica/ | por |
oaire.citationStartPage | 269 | por |
oaire.citationEndPage | 285 | por |
dc.identifier.doi | 10.51795/9786526500491 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | Diálogos sobre formação de professores e currículo no ensino superior e na educação básica | por |
dc.identifier.articlenumber | 12 | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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