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dc.contributor.authorPacheco, José Augustopor
dc.date.accessioned2023-06-27T08:16:04Z-
dc.date.available2023-06-27T08:16:04Z-
dc.date.issued2022-09-30-
dc.identifier.citationPacheco, J.A. (2022). Para uma teoria curricular de formação de professores. In N.P. Rivas, Silva, G.M. & Martin-Franchi, O.O. (Orgs.), Diálogos sobre formação de professores e currículo no ensino superior e na educação básica (pp. 269-285). São Carlos (Digital).por
dc.identifier.isbn978-65-265-0049-1-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/85206-
dc.description.abstractNo campo dos Estudos Curriculares (PINAR, 2006; PACHECO, 2014), que inclui tanto a teoria como a prática, entendia como práxis, o professor é um dos lugares comuns, identificados por Schwab (1970), a par do aluno, do contexto e do conhecimento. Assim, a formação inicial e continuada do professor é fundamentada em pressupostos que remetem para uma discussão epistemológica sobre a natureza do ser professor e dos seus saberes (TARDIF, 2002), bem como para processos, reportados a procedimentos de organização da formação – a que não são alheias as instituições de ensino superior (PACHECO, 2013) – e para práticas relacionadas com experiências individuais e coletivas, através das quais é forjada a subjetividade docente, isto é, a subjetivação pela qual um professor se revela na sua ação pedagógica de cuidar de si e dos outros, no dizer de Foucault (2013). Neste texto apresentamos contributos para a enunciação uma teoria curricular de formação de professores, partindo tanto dos avanços teóricos acontecidos nas últimas décadas, quanto do contexto da pandemia de Covid-19, sobretudo na formulação de um novo normal (PACHECO, 2021; OECD, 2019), que já estava em curso, em função do predominante imaginário sociotécnico (COULDRY;MEJIAS, 2019) ligado às tecnologias digitais. Trata-se, com efeito, de um instigante desafio que inclui discussões intercruzadas de especialistas, com perspetivas diferentes e inovadoras para a formação de professores. São desenvolvidos neste texto três pontos essenciais: da centralidade do professor aos problemas globais da profissão docente; teoria curricular de formação de professores; tecnologia e subjetividade docente.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherPedro & João Editorespor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectDiálogospor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectEducação básicapor
dc.titlePara uma teoria curricular de formação de professorespor
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://pedroejoaoeditores.com.br/produto/dialogos-sobre-formacao-de-professores-e-curriculo-no-ensino-superior-e-na-educacao-basica/por
oaire.citationStartPage269por
oaire.citationEndPage285por
dc.identifier.doi10.51795/9786526500491por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitleDiálogos sobre formação de professores e currículo no ensino superior e na educação básicapor
dc.identifier.articlenumber12por
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
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