Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84893

TítuloO improviso teatral em tempos de pandemia: autonomia e afeto na comunidade educativa
Autor(es)Silva, Fabiano Assis da
Orientador(es)Martins, Moisés de Lemos
Sousa, José Miguel Braga F. de
Palavras-chaveTeatro de improviso
Comunidade educativa
Pandemia
Autonomia
Afeto
Improv theater
Educational community
Pandemic
Autonomy
Affection
Data29-Mai-2023
Resumo(s)Esta pesquisa é uma defesa da importância do teatro no currículo e no quotidiano da educação e, mais especificamente, do improviso teatral nas escolas básicas do primeiro ciclo, em Portugal. Percebemos que a linguagem teatral ocupa pouco espaço na sociedade e está à margem na educação, mas que estamos em um momento de algumas iniciativas para a sua valorização. Trabalhamos com essa linguagem teatral, que se alimenta da incerteza e do não combinado, no contexto da pandemia gerada pelo novo Coronavírus, entre 2020 e 2022. Sendo esta uma investigação-ação, atuei como pesquisador, artista residente e professor. O público-alvo foram cem alunos do quarto ano de um agrupamento de escolas do norte do país. As ações efetivas nos campos da arte, da pedagogia e da investigação foram desenvolvidas com a aceitação dos acontecimentos, transformando-os no melhor possível para o momento e exercitando a noção e a experiência de esperança. Os conceitos de viver o presente e aprender pela experiência estão aqui associados à ideia de comunidade e flexibilização curricular. Mostramos que o improviso teatral pode contribuir para estabelecer um processo educativo profundo, com mais humanidade, referendados em experiências comunitárias e festivas baseadas no afeto. Os principais referenciais teóricos que amparam esta investigação vêm dos Estudos Culturais, com Raymond Williams, das Ciências Sociais, com Michel Maffesoli, Zygmunt Bauman e Moisés de Lemos Martins, do Teatro com Viola Spolin e Augusto Boal e, por fim, da Educação com Paulo Freire, José Miguel Braga F.de Sousa e José Pacheco. Organizamos princípios teórico-metodológicos, a partir dos caminhos percorridos e incentivamos a autoavaliação através dos diários de bordo criados pelos alunos, nomeados de Caderno Maravilha, mas também com o programa mensal na rádio da cidade, Improvisa-te na Educação, além de experiências formativas para professores e um Festival de Improviso Teatral, o que ajudou a levar o trabalho desenvolvido para fora dos muros da escola. Concluímos que a busca pela alegria, através do improviso teatral, no ambiente escolar, alimenta o vínculo afetivo entre os integrantes da comunidade educativa e favorece o ambiente para as mais diversas aprendizagens. Com alunos mais autores e menos reprodutores fortalecemos a autonomia, quer na vida, quer na escola.
This research is a defense of the importance of theater in the curriculum and in the day to-day of education and, more specifically, in the theatrical improvisation in the basic schools of the first cycle, in Portugal. It is notable that the theatrical language occupies little space in society and it is on the sidelines of education, although we are in a moment of a few initiatives for its valorization. We work with this theatrical language, that it feeds on the uncertainty and spontaneity, in the pandemic context created by the new Coronavirus, between 2020 and 2022. This being an action research, I have acted as a researcher, artist, resident and teacher. The target audience were the one hundred students from the fourth grade of a group of schools from the north of the country. The effective actions in the art, pedagogy and investigation fields were developed with the acceptance of events, transforming them in the best possible for the moment and practicing hope. The concepts of living the present and learning through experiencing are here associated with the idea of community and curriculum flexibilization. We show that theatrical improvisation can contribute on establishing a deep educational process, with more humanity, endorsed in community and festive experiences based on affection. The main theoretical reference that support this investigation comes from Cultural Studies, with Raymon Williams, from Social Science, with Michel Maffesoli, Zygmunt Bauman and Moisés de Lemos Martins, from theater with Viola Spolin e Augusto Boal, and for last, from Education, with Paulo Freire, José Miguel Braga F. de Sousa and José Pacheco. We have organized this research from the theatrical improvisation exercises experienced by the students and teachers during the classes and through the written assignments of the guardians, teachers and directorship. The self-evaluation happened through the Logbooks created by the students, named as Caderno Maravilha. The monthly interview program creation in the city radio, Improvisa-te na Educação, beyond the formative experiences for teachers in a Theatrical Improvisation Festival, took the work outside the school´s walls. We imply that the search for joy, through the theatrical improvisation, in the school environment, feeds the affective bond between the members of the educational community and it favors the ambient for more diverse learnings.With students being more originators and less reproducers, we strengthen the autonomy whether in life or at school.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Estudos Culturais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84893
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CECS - Teses de doutoramento / PhD theses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fabiano Assis da Silva.pdfTese de doutoramento11,31 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID