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https://hdl.handle.net/1822/84510
Título: | Um olhar acerca da vacinação nas representações sociais de crianças brasileiras |
Autor(es): | Gaspi, Suelen de Júnior, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Tracana, Rosa Branca Carvalho, Graça Simões de Schneider, Eduarda Maria |
Palavras-chave: | COVID-19 Vacina |
Data: | 2022 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Citação: | Gaspi, S., Junior, C.A.O.M. P. & Carvalho, G.S. (2022) Um olhar acerca da vacinação nas representações sociais de crianças brasileiras. In: Anastácio, Z., Winkelmann, E.R. & Carvalho, G.S. (Orgs.) 9º CIS Congresso Internacional em Saúde (CISaúde-2022) – Investigação, Humanização e Superação (livro de resumos). Braga: CIEC, Instituto de Educação, Universidade do Minho, p.33-34 |
Resumo(s): | Introdução: A pandemia da Covid-19 e a necessidade de vacinar a população de forma. emergencial trouxe para a discussão algo que nos últimos anos já se noticiava, o movimento antivacinação. Este movimento não começou junto com o estado pandêmico, mas se acentuou ainda mais nesse período e colocou em cheque a necessidade de transpor cada vez mais esse tema amplamente difundido no universo científico para os bancos escolares em todas as fases de escolarização. Neste cenário, o Ensino de Ciências assume um papel primordial na difusão de saberes que norteiam a importância da vacinação e os agravantes da falta de imunização. Para entender melhor esse movimento, é preciso compreender as representações dos indivíduos como forma de ampliar caminhos para a mudança desse cenário. Objetivos: Assim, o objetivo principal deste estudo é identificar e analisar as representações sociais de crianças brasileiras das séries iniciais do ensino fundamental acerca do tema vacinação. Metodologia: Para a análise dos dados, utilizamos a técnica de evocação livre de palavras a partir do termo indutor “vacinação” e a análise de coocorrências de evocações a fim de identificar a centralidade das representações.Resultados: demonstraram como elementos centralizadores que norteiam as representações sociais dessas crianças, os termos “agulha” e “dor”. Conclusões: Estes Resultados reforçam a importância de discutir a temática a vacinação no ensino de ciências, ainda mais diante da explosão das redes sociais e a disseminação de “fake news”. Cada vez mais, é preciso evidenciar a importância da vacinação, não apenas como fator de proteção individual, mas também como compromisso com a saúde coletiva. O presente estudo mostrou, ainda, a necessidade de prevenção da fobia às agulhas que ocorre nas primeiras experiências de vacinação, motivo esse que a escola, como habitualmente, deve assumir-se como uma aliada no enfrentamento dessa realidade junto as crianças e suas famílias. |
Tipo: | Comunicação oral |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/84510 |
ISBN: | 978-972-8952-81-5 |
Versão da editora: | http://eventos.ciec-uminho.org/9cis/ |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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