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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGaspi, Suelen depor
dc.contributor.authorJúnior, Carlos Alberto de Oliveira Magalhãespor
dc.contributor.authorTracana, Rosa Brancapor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.contributor.authorSchneider, Eduarda Mariapor
dc.date.accessioned2023-05-16T15:34:32Z-
dc.date.available2023-05-16T15:34:32Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationGaspi, S., Junior, C.A.O.M. P. & Carvalho, G.S. (2022) Um olhar acerca da vacinação nas representações sociais de crianças brasileiras. In: Anastácio, Z., Winkelmann, E.R. & Carvalho, G.S. (Orgs.) 9º CIS Congresso Internacional em Saúde (CISaúde-2022) – Investigação, Humanização e Superação (livro de resumos). Braga: CIEC, Instituto de Educação, Universidade do Minho, p.33-34por
dc.identifier.isbn978-972-8952-81-5-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/84510-
dc.description.abstractIntrodução: A pandemia da Covid-19 e a necessidade de vacinar a população de forma. emergencial trouxe para a discussão algo que nos últimos anos já se noticiava, o movimento antivacinação. Este movimento não começou junto com o estado pandêmico, mas se acentuou ainda mais nesse período e colocou em cheque a necessidade de transpor cada vez mais esse tema amplamente difundido no universo científico para os bancos escolares em todas as fases de escolarização. Neste cenário, o Ensino de Ciências assume um papel primordial na difusão de saberes que norteiam a importância da vacinação e os agravantes da falta de imunização. Para entender melhor esse movimento, é preciso compreender as representações dos indivíduos como forma de ampliar caminhos para a mudança desse cenário. Objetivos: Assim, o objetivo principal deste estudo é identificar e analisar as representações sociais de crianças brasileiras das séries iniciais do ensino fundamental acerca do tema vacinação. Metodologia: Para a análise dos dados, utilizamos a técnica de evocação livre de palavras a partir do termo indutor “vacinação” e a análise de coocorrências de evocações a fim de identificar a centralidade das representações.Resultados: demonstraram como elementos centralizadores que norteiam as representações sociais dessas crianças, os termos “agulha” e “dor”. Conclusões: Estes Resultados reforçam a importância de discutir a temática a vacinação no ensino de ciências, ainda mais diante da explosão das redes sociais e a disseminação de “fake news”. Cada vez mais, é preciso evidenciar a importância da vacinação, não apenas como fator de proteção individual, mas também como compromisso com a saúde coletiva. O presente estudo mostrou, ainda, a necessidade de prevenção da fobia às agulhas que ocorre nas primeiras experiências de vacinação, motivo esse que a escola, como habitualmente, deve assumir-se como uma aliada no enfrentamento dessa realidade junto as crianças e suas famílias.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectCOVID-19por
dc.subjectVacinapor
dc.titleUm olhar acerca da vacinação nas representações sociais de crianças brasileiraspor
dc.typeoralPresentationpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://eventos.ciec-uminho.org/9cis/por
oaire.citationStartPage33por
oaire.citationEndPage34por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublication9º CIS Congresso Internacional em Saúde (CISaúde-2022) – Investigação, Humanização e Superação (livro de resumos)por
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
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