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dc.contributor.advisorAndrade, José Gabrielpor
dc.contributor.authorCunha, Mariana Lúcia Pinto dapor
dc.date.accessioned2023-05-11T14:04:27Z-
dc.date.available2023-05-11T14:04:27Z-
dc.date.issued2023-01-12-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/84410-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Publicidade e Relações Públicas)por
dc.description.abstractCom a crescente ameaça aos recursos naturais e impacto negativo que o Homem provoca na natureza, a temática da sustentabilidade tem vindo, ao longo dos anos, a ganhar cada vez mais destaque e importância, tornando-se uma preocupação mundial, seja a nível pessoal ou organizacional. Com este crescimento, surgiram também várias marcas de diferentes produtos e serviços amigos do ambiente, que contribuem para uma vida e mundo mais sustentáveis. O aumento da concorrência e necessidade de diferenciação das marcas perante um mercado tão vasto e um público cada vez mais interessado e exposto à informação, torna a comunicação das marcas fundamental para o seu crescimento e sucesso. As agências de comunicação e as Relações Públicas têm assim um papel muito importante na comunicação dessas marcas ao definir as melhores estratégias de maneira a reforçar o seu posicionamento e construir uma boa relação entre a marca e o seu público. O presente relatório surge como resultado de um estágio curricular de cinco meses realizado na Companhia das Soluções (agência associada pela APECOM), no departamento de Sustentabilidade e, para além de relatar esta experiência, visa analisar em que medida as relações-públicas podem contribuir para a comunicação de marcas sustentáveis, tendo como base as tarefas desenvolvidas nesta agência para a marca Clementine. Para além disto, recorremos à elaboração e análise de entrevistas efetuadas à diretora de comunicação da Companhia das Soluções e à CEO e fundadora da Clementine. Com este trabalho foi possível concluir que as marcas de cariz sustentável enfrentam diversos desafios, desde a dificuldade de se integrarem em grandes superfícies comerciais à problemática de não conseguirem competir com os preços de outros produtos que, apesar de menos sustentáveis, estão já integrados no mercado. Todavia, conseguimos constatar, também, que as Relações Públicas se tornaram um trunfo para estas marcas, fazendo com que estas cheguem a mais pessoas e ao seu público alvo de uma maneira eficaz e que consigam ganhar voz no mercado atual.por
dc.description.abstractWith the ever growing threat to natural resources and the negative impact that mankind has on nature, the theme of sustainability has gained more and more prominence and importance over the years, becoming a worldwide concern, both personal and in the organizational level. Alongside this growth, several brands with different environmentally friendly products and services have also emerged contributing to a more sustainable life and world. The increase in competition and the need to differentiate brands in such a vast market and also with an audience that is increasingly interested and exposed to information, makes brand communication essential for their growth and success. Communication agencies and Public Relations play a very important role in the communication of these brands by defining the best strategies in order to reinforce their positioning and build a good relationship between the brand and its audience. This report is the result of a five-month curricular internship at Companhia das Soluções (agency associated with APECOM), in the Sustainability department and, in addition to reporting this experience, it aims to analyze the extent to which public relations can contribute to the communication of sustainable brands, based on the tasks developed in this agency for the brand “Clementine”. Furthermore we used the preparation and analysis of interviews performed with the communication director of Companhia das Soluções and the CEO and founder of Clementine. With this work it was possible to conclude that sustainable brands face several challenges, from the difficulty of integrating in large commercial surfaces to the problem of not being able to compete with the prices of other products that, although less sustainable, are already integrated in the market. However, we can also see that Public Relations have become an asset for these brands, allowing them to reach more people and their target audience in an effective way and to gain a voice in today's market.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectMarcas sustentáveispor
dc.subjectRelações públicaspor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectCommunicationpor
dc.subjectSustainable brandspor
dc.subjectPublic relationspor
dc.subjectSustainabilitypor
dc.titleRelações públicas para marcas sustentáveis – o caso da Clementinepor
dc.title.alternativePublic relation for sustainable brands: the case study of Clementinepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203262522por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Ciências Sociaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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