Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/84336
Título: | Análise do comportamento quase-estático de um trem epicicloidal de três satélites: efeito do desalinhamento |
Autor(es): | Barroso, Ana Margarida Silva |
Orientador(es): | Dourado, N. |
Palavras-chave: | Trem epicicloidal Método dos elementos finitos Desalinhamento Parâmetros de funcionamento Epicyclic gear Finite element method Misalignment Operating parameters |
Data: | 5-Jan-2023 |
Resumo(s): | Esta dissertação visa analisar o efeito do desalinhamento do anel exterior de um trem
epicicloidal num conjunto de parâmetros de funcionamento habitualmente empregues na
caracterização mecânica de engrenagens. Para o efeito, elaborou-se um modelo numérico, pelo
Método dos Elementos Finitos, a partir de uma formulação matemática que permite gerar o
perfil do dente. O referido modelo permitiu reproduzir corretamente uma parcela significativa
do ciclo de engrenamento de um trem epicicloidal simplificado, formado por uma única roda
satélite, na ausência de atrito. Os parâmetros de funcionamento foram a pressão de contacto,
a área de contacto dos dentes, bem como a força normal e tangencial desenvolvida no contacto
entre os dentes.
Este estudo permitiu identificar padrões de comportamento nos parâmetros de
funcionamento atrás referidos, ao longo da mesma parcela do ciclo de engrenamento. Estes
padrões foram posteriormente comparados com os obtidos na condição de desalinhamento do
anel exterior, revelando diferenças assinaláveis. This dissertation aims to analyse the effect of the misalignment of a train Epicyclic’s exterior ring in a set of operating parameters commonly used in the mechanical characterisation of gears. For this purpose, a numerical model was elaborated, by the Finite Element Method, from a mathematical formulation that allows the generation of the tooth profile. This model allowed to correctly reproduce a portion of the gearing cycle of a simplified epicyclic train, formed by a single satellite wheel, in the absence of friction. The operating parameters were the contact pressure, the contact area of the teeth, as well as the normal and tangential force developed in the contact between the teeth. With this study is possible to identify patterns of behaviour in the parameters mentioned above, along the same portion of the gearing cycle. These patterns were later compared with those obtained in the misalignment condition of the exterior ring, revealing notable differences. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Mecânica |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/84336 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DEM - Dissertações de Mestrado / MSc Thesis |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Margarida Silva Barroso.pdf | 4,33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons