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https://hdl.handle.net/1822/84033
Título: | We4Youth: a mediação na capacitação de jovens voluntários/as |
Outro(s) título(s): | We4Youth: mediation in the training of young volunteers |
Autor(es): | Araújo, Juliana Matos |
Orientador(es): | Silva, Ana Maria Costa e |
Palavras-chave: | Competências relacionais e socioemocionais Mediação socioeducativa Voluntariado Relational and socio-emotional skills Socio-educational mediation Volunteering |
Data: | 30-Mar-2023 |
Resumo(s): | Abrangendo uma imensidade de contextos distintos e únicos, a mediação é uma área de ação
marcada pela diversidade o que vem a permitir a sua disseminação independentemente das
características particulares dos ambientes e das pessoas. Como tal, partimos à descoberta sobre as
potencialidades da mediação socioeducativa no contexto de voluntariado, mais concretamente na
capacitação de jovens voluntários. A presente investigação-intervenção, sustentada pela metodologia
qualitativa, surge numa Organização Não-Governamental (ONG) humanitária localizada no Norte de
Portugal e corresponde ao estágio académico do 2º ano do Mestrado em Educação, na área de
especialização em Mediação Educacional da Universidade do Minho.
No presente relatório de estágio, apresentamos o trabalho realizado ao longo do estágio, uma
proposta de capacitação e empoderamento de jovens voluntários/as, explorando as potencialidades da
mediação socioeducativa através do projeto “We4Youth: A Mediação na capacitação de jovens
voluntários/as”. Reconhecemos a ação educativa dos/as voluntários/as na atualidade pandémica
provocada pela COVID-19, um catalisador de transformação nas comunidades educativas e, por isso,
veio a ser essencial investir na sua capacitação.
As evidências resultantes da investigação-ação apontaram para a imprescindibilidade de
desenvolver nos/as voluntários/as competências-chave que lhes permitissem encarar, de forma
resiliente, as adversidades emergentes nos contextos educativos. Desta forma, planeamos uma
intervenção sustentada em sessões de capacitação para a aquisição de competências relacionais e
socioemocionais e concebemos um Manual de Formação para Jovens Voluntários/as de forma a
possibilitar a continuidade do projeto na ONG. Desde o início, a nossa ambição foi ter impacto positivo
nos/as voluntários/as, na ONG e nas comunidades educativas, focalizando-nos principalmente nos/as
voluntários/as envolvidos em projetos educativos e com interesse em participar no projeto “We4Youth:
A Mediação na capacitação de jovens voluntários/as”. By covering many distinct and unique contexts, mediation is a field of action marked by diversity, which allows its diffusion regardless of the contexts features and people. As such, we began to discover the socio-educational mediation potentialities in the voluntary context, more specifically in the empowerment of young volunteers. This research-intervention, sustained by the qualitative methodology, emerges in the context of a humanitarian Non-Governmental Organization (NGO) located in the North of Portugal and corresponds to the 2nd year academic Master's Degree in Education internship, in the specialization area of Educational Mediation at the University of Minho. In this report, we present the work carried out during the internship a proposal for training and empowerment of young volunteers, exploring the potentialities of socio-educational mediation through the project "We4Youth: Mediation in the training of young volunteers". We acknowledge the educational action of the volunteers in the pandemic caused by COVID-19, a catalyst for transformation in the educational communities and, therefore, it became essential to invest in their empowerment. The evidence resulting from the action research pointed to the indispensability of developing key competencies in the volunteers that would allow them to face, in a more resilient way, the emerging adversities in the educational contexts. Thus, we planned an intervention based on training sessions for acquiring relational and socio-emotional skills and designed a Training Manual for young volunteers to enable the project's continuity in the NGO. From the outset, our ambition has been to positively impact the volunteers, the NGO and the educational communities, focusing mainly on the volunteers involved in educational projects and interested in participating in the "We4Youth: mediation in the training of young volunteers" project. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Mediação Educacional) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/84033 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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