Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/84027
Título: | A mediação socioeducativa como ponte para uma convivência positiva em contexto escolar |
Outro(s) título(s): | Socio-educational mediation as a bridge to a positive coexistence in a school context |
Autor(es): | Gomes, Andreia Raquel Simões |
Orientador(es): | Silva, Ana Maria Costa e |
Palavras-chave: | Contexto escolar Competências pessoais e sociais Mediação socioeducativa Transformação Gestão de conflitos Conflict management Personal and social skills School context Socio-educational mediation Transformation |
Data: | 24-Mar-2023 |
Resumo(s): | O projeto foi realizado no âmbito do Estágio Académico do 2º ano do Mestrado em Educação,
área de especialização em Mediação Educacional, e tem como finalidade a promoção de ambientes
positivos numa escola básica. Os objetivos inerentes a este projeto assentam na finalidade de obter
uma compreensão, um melhoramento e uma reformulação das práticas de mediação em contexto
escolar. Desta forma, tendo em conta estes objetivos e o facto deste projeto ter sido desenvolvido em
constante diálogo entre teoria e prática, a metodologia utilizada foi a investigação-ação. Considerando a
diversidade de domínios que a mediação consegue abranger, este projeto incide na mediação escolar e
socioeducativa, através do seu caráter preventivo, transformador e resolutivo. No que diz respeito ao
caráter preventivo e transformador, utilizou-se a mediação como estratégia de sensibilização e
transformação, tanto a nível comportamental como para a implementação de uma cultura de mediação
em contexto escolar. No que diz respeito ao caráter resolutivo, este foi implementado através do
gabinete de mediação escolar, onde se promoveu uma gestão e resolução positiva de conflitos na
comunidade educativa. Todas as atividades desenvolvidas e implementadas tiveram em conta o
público-alvo e o levantamento de necessidades e interesses no contexto inserido. A mediação como
estratégia de transformação de comportamentos foi implementada através de um conjunto de sessões
de sensibilização junto de professores e assistentes operacionais e sessões educativas com alunos de
duas turmas do 6º e 7º ano de forma a desenvolver competências pessoais, sociais e de resolução de
conflitos, uma vez que eram os anos de escolaridade que apresentavam maiores necessidades de
promoção dessas competências. Os resultados obtidos sugerem que existiu uma compreensão da
mediação e dos seus efeitos para lidar com os conflitos e na transformação a nível pessoal e coletivo.
As ações implementadas tiveram um efeito positivo no ambiente escolar, principalmente nos
elementos que participaram neste projeto. The project was carried out within the scope of the Academic Internship of the 2nd year of the Master's in Education, a specialization area in Educational Mediation, and aims to promote positive experiences in primary school. The objectives inherent to this project are based on the purpose of obtaining an understanding, improvement and reformulation of mediation practices in the school context. Thus, taking into account these objectives and the fact that this project was developed in constant dialogue between theory and practice, a methodology used was action-research. Considering the diversity of domains that mediation can cover, this project focuses on school and socio-educational mediation, through its preventive, transforming and resolving nature. With regard to the preventive and transformative character, mediation was used as a strategy for raising awareness and transformation, both at a behavioral level and for the implementation of a culture of mediation in the school context. With regard to the resolution nature, this was implemented through the school mediation office, where a positive management and resolution of conflicts in the educational community was promoted. All activities developed and integrated took into account the target audience and the survey of needs and interests in the inserted context. Mediation as a behavior transformation strategy was integrated through a set of awareness sessions with teachers and operational assistants and educational sessions with students from two classes of the 6th and 7th grade in order to develop personal, social and conflict resolution skills, since those were the years of schooling that showed the greatest need to promote these skills. The results obtained suggest that there is an understanding of mediation and its effects in dealing with conflicts and transformation at a personal and collective level. The actions carried out had a positive effect on the school environment, especially on the elements that participated in this project. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Mediação Educacional) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/84027 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andreia Raquel Simoes Gomes.pdf | 7,36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons