Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84027

TítuloA mediação socioeducativa como ponte para uma convivência positiva em contexto escolar
Outro(s) título(s)Socio-educational mediation as a bridge to a positive coexistence in a school context
Autor(es)Gomes, Andreia Raquel Simões
Orientador(es)Silva, Ana Maria Costa e
Palavras-chaveContexto escolar
Competências pessoais e sociais
Mediação socioeducativa
Transformação
Gestão de conflitos
Conflict management
Personal and social skills
School context
Socio-educational mediation
Transformation
Data24-Mar-2023
Resumo(s)O projeto foi realizado no âmbito do Estágio Académico do 2º ano do Mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional, e tem como finalidade a promoção de ambientes positivos numa escola básica. Os objetivos inerentes a este projeto assentam na finalidade de obter uma compreensão, um melhoramento e uma reformulação das práticas de mediação em contexto escolar. Desta forma, tendo em conta estes objetivos e o facto deste projeto ter sido desenvolvido em constante diálogo entre teoria e prática, a metodologia utilizada foi a investigação-ação. Considerando a diversidade de domínios que a mediação consegue abranger, este projeto incide na mediação escolar e socioeducativa, através do seu caráter preventivo, transformador e resolutivo. No que diz respeito ao caráter preventivo e transformador, utilizou-se a mediação como estratégia de sensibilização e transformação, tanto a nível comportamental como para a implementação de uma cultura de mediação em contexto escolar. No que diz respeito ao caráter resolutivo, este foi implementado através do gabinete de mediação escolar, onde se promoveu uma gestão e resolução positiva de conflitos na comunidade educativa. Todas as atividades desenvolvidas e implementadas tiveram em conta o público-alvo e o levantamento de necessidades e interesses no contexto inserido. A mediação como estratégia de transformação de comportamentos foi implementada através de um conjunto de sessões de sensibilização junto de professores e assistentes operacionais e sessões educativas com alunos de duas turmas do 6º e 7º ano de forma a desenvolver competências pessoais, sociais e de resolução de conflitos, uma vez que eram os anos de escolaridade que apresentavam maiores necessidades de promoção dessas competências. Os resultados obtidos sugerem que existiu uma compreensão da mediação e dos seus efeitos para lidar com os conflitos e na transformação a nível pessoal e coletivo. As ações implementadas tiveram um efeito positivo no ambiente escolar, principalmente nos elementos que participaram neste projeto.
The project was carried out within the scope of the Academic Internship of the 2nd year of the Master's in Education, a specialization area in Educational Mediation, and aims to promote positive experiences in primary school. The objectives inherent to this project are based on the purpose of obtaining an understanding, improvement and reformulation of mediation practices in the school context. Thus, taking into account these objectives and the fact that this project was developed in constant dialogue between theory and practice, a methodology used was action-research. Considering the diversity of domains that mediation can cover, this project focuses on school and socio-educational mediation, through its preventive, transforming and resolving nature. With regard to the preventive and transformative character, mediation was used as a strategy for raising awareness and transformation, both at a behavioral level and for the implementation of a culture of mediation in the school context. With regard to the resolution nature, this was implemented through the school mediation office, where a positive management and resolution of conflicts in the educational community was promoted. All activities developed and integrated took into account the target audience and the survey of needs and interests in the inserted context. Mediation as a behavior transformation strategy was integrated through a set of awareness sessions with teachers and operational assistants and educational sessions with students from two classes of the 6th and 7th grade in order to develop personal, social and conflict resolution skills, since those were the years of schooling that showed the greatest need to promote these skills. The results obtained suggest that there is an understanding of mediation and its effects in dealing with conflicts and transformation at a personal and collective level. The actions carried out had a positive effect on the school environment, especially on the elements that participated in this project.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Mediação Educacional)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84027
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Andreia Raquel Simoes Gomes.pdf7,36 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID