Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/83625
Título: | Por uma pedagogia da escrita: uma visão integradora na educação básica |
Outro(s) título(s): | For a pedagogy of writing: an integrating vision in basic education |
Autor(es): | Nicolau, Roseane Carvalho, José António Brandão |
Palavras-chave: | Ensino e aprendizagem da escrita Visão integradora Relação pedagógica tripartida Teaching and learning of writing Integrating vision Tripartite pedagogical relationship |
Data: | Jul-2021 |
Editora: | Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
Revista: | Temática |
Resumo(s): | Neste trabalho, apresenta-se uma linha condutora para uma visão social da escrita na Educação Básica, visando colaborar com os professores na tarefa de ensinar a escrever. Para tanto, centra-se em uma pesquisa de caráter expositivo, tendo como meio de estudo dois planos de ação, a saber: o plano do sujeito-aluno que aprende a escrever; e o plano da relação da escrita com saberes procedimentais implicados em domínios de uso da linguagem(CARVALHO, 2012).Para alcançar este objetivo, teve-se como suporte os trabalhos realizados na área de Didática da Escrita (CARVALHO,2012, 2013; BARBEIRO,1999, 2003;PEREIRA,2008; CAMPS, 2005), e, no campo da Linguística (GERALDI,1985; FRANCHI, 2006[1991]; KATO,1993,), voltados, respectivamente, para o ensino da escrita e da produção textual. In this work, a guiding line for a social vision of writing in Basic Education is presented, aiming to collaborate with teachers in the task of teaching how to write. To this end, it focuses on research of an expository character, centered on the study of two action plans, namely: the plan of the student-subject who learns to write; and the plan for the relationship between writing and procedural knowledge involved in domainsof language use (CARVALHO, 2012). To achieve this objective, the work carried out in the area of Didactics of Writing was supported (CARVALHO, 2012, 2013; BARBEIRO, 1999, 2003; PEREIRA, 2008; CAMPS, 2005), and, in the field of Linguistics (GERALDI, 1985; FRANCHI, 2006 [1991]; KATO, 1993,), focused, respectively, on the teaching of writing and textual production. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/83625 |
DOI: | 10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n7.60238 |
e-ISSN: | 1807-8931 |
Versão da editora: | https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/60238/33851 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Por uma pedagogia da escrita - uma visão integradora na educação básica.pdf | 366,48 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |