Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83625

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNicolau, Roseanepor
dc.contributor.authorCarvalho, José António Brandãopor
dc.date.accessioned2023-03-29T11:28:13Z-
dc.date.available2023-03-29T11:28:13Z-
dc.date.issued2021-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/83625-
dc.description.abstractNeste trabalho, apresenta-se uma linha condutora para uma visão social da escrita na Educação Básica, visando colaborar com os professores na tarefa de ensinar a escrever. Para tanto, centra-se em uma pesquisa de caráter expositivo, tendo como meio de estudo dois planos de ação, a saber: o plano do sujeito-aluno que aprende a escrever; e o plano da relação da escrita com saberes procedimentais implicados em domínios de uso da linguagem(CARVALHO, 2012).Para alcançar este objetivo, teve-se como suporte os trabalhos realizados na área de Didática da Escrita (CARVALHO,2012, 2013; BARBEIRO,1999, 2003;PEREIRA,2008; CAMPS, 2005), e, no campo da Linguística (GERALDI,1985; FRANCHI, 2006[1991]; KATO,1993,), voltados, respectivamente, para o ensino da escrita e da produção textual.por
dc.description.abstractIn this work, a guiding line for a social vision of writing in Basic Education is presented, aiming to collaborate with teachers in the task of teaching how to write. To this end, it focuses on research of an expository character, centered on the study of two action plans, namely: the plan of the student-subject who learns to write; and the plan for the relationship between writing and procedural knowledge involved in domainsof language use (CARVALHO, 2012). To achieve this objective, the work carried out in the area of Didactics of Writing was supported (CARVALHO, 2012, 2013; BARBEIRO, 1999, 2003; PEREIRA, 2008; CAMPS, 2005), and, in the field of Linguistics (GERALDI, 1985; FRANCHI, 2006 [1991]; KATO, 1993,), focused, respectively, on the teaching of writing and textual production.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíba (UFPB)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino e aprendizagem da escritapor
dc.subjectVisão integradorapor
dc.subjectRelação pedagógica tripartidapor
dc.subjectTeaching and learning of writingpor
dc.subjectIntegrating visionpor
dc.subjectTripartite pedagogical relationshippor
dc.titlePor uma pedagogia da escrita: uma visão integradora na educação básicapor
dc.title.alternativeFor a pedagogy of writing: an integrating vision in basic educationpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/60238/33851por
oaire.citationStartPage222por
oaire.citationEndPage239por
oaire.citationIssue7por
oaire.citationVolume17por
dc.identifier.eissn1807-8931por
dc.identifier.doi10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n7.60238por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalTemáticapor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Por uma pedagogia da escrita - uma visão integradora na educação básica.pdf366,48 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID