Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83294

TítuloAnálise e avaliação de desempenho de alunos num sistema de eLearning
Autor(es)Lemos, Jéssica Andreia Fernandes
Orientador(es)Belo, Orlando
Palavras-chaveSistemas multidimensionais de dados
Sistemas de eLearning
Sistemas de análise de desempenho
Mineração de dados
Visualização de dados
Dashboards
Multidimensional data systems
eLearning systems
Performance analysis systems
Data mining
Data visualization
Data2022
Resumo(s)A evolução da tecnologia conduziu ao aparecimento de algumas lacunas em diversos sectores. Na área da educação, uma das questões problemáticas apontadas pelos professores é a falta de dados mais específicos e detalhados sobre o processo da aprendizagem dos alunos, para além da visualização dos resultados das avaliações finais. Devido à escassez de informação sobre o processo que os seus estudantes seguem para atingirem uma dada classificação, os professores têm alguma dificuldade em atuar de forma eficaz e contínua neste processo de aprendizagem e de ensino dos seus estudantes. Tal deve-se ao facto dos professores não terem como identificar qual o conhecimento já adquirido pelos alunos e aquele que ainda precisam de adquirir para melhorar. Tal circunstância pode contribuir para o insucesso dos alunos. Sendo esta uma Era caracterizada pela evolução da tecnologia, na qual muitos dos problemas são solucionados com ela, é usual apontar-se como uma possível solução para estes problemas a adaptação do setor da educação às novas tecnologias, uma vez que dessa forma seria possível colmatar algumas das lacunas recorrendo-se a ferramentas já desenvolvidas. Uma das ferramentas que surgiu para solucionar os vários problemas associados ao acompanhamento e avaliação do desempenho dos alunos foram os sistemas de eLearning, em particular a sua vertente de análise de resultados através de dashboards especializados, uma vez que estes permitem a sua realização praticamente em tempo real. A importância de reestruturar o setor educacional, através da inserção de novas ferramentas tecnológicas, é, assim, algo incontornável. As necessidades dos estudantes como dos professores também estão a mudar e a evoluir e, para lidar com isso, precisamos de ferramentas versáteis e flexíveis como os sistemas de análise e os seus dashboards.
The evolution of technology has led to the appearance of some gaps in several sectors. In the area of education, one of the problematic issues pointed out by teachers is the lack of more specific and detailed data on the students’ learning process, besides the visualisation of the final assessment results. Due to the scarcity of information about the process their students follow to achieve a given grade, teachers have some difficulty in acting effectively and continuously in this process of learning and teaching their students. This is due to the fact that teachers have no way of identifying what knowledge students have already acquired and what they still need to acquire in order to improve. Such circumstance may contribute to the students’ failure. Being this an age characterized by the evolution of technology, in which many problems are solved with it, it is usual to point out as a possible solution to these problems the adaptation of the education sector to new technologies, since in that way it would be possible to fill some of the gaps using tools already developed. One of the tools that emerged to solve the various problems associated with the monitoring and evaluation of student performance were the eLearning systems, in particular its aspect of results analysis through specialized dashboards, since they allow its realization practically in real time. The importance of restructuring the educational sector, through the insertion of new technological tools, is, therefore, unavoidable. The needs of students and teachers alike are changing and evolving, and to cope with this we need versatile and flexible tools like analytics systems and their dashboards.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83294
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jéssica-Andreia-Fernandes-Lemos-dissertação-final.pdf2,07 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID