Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83294

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBelo, Orlandopor
dc.contributor.authorLemos, Jéssica Andreia Fernandespor
dc.date.accessioned2023-03-16T17:18:07Z-
dc.date.available2023-03-16T17:18:07Z-
dc.date.issued2022-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/83294-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia Informáticapor
dc.description.abstractA evolução da tecnologia conduziu ao aparecimento de algumas lacunas em diversos sectores. Na área da educação, uma das questões problemáticas apontadas pelos professores é a falta de dados mais específicos e detalhados sobre o processo da aprendizagem dos alunos, para além da visualização dos resultados das avaliações finais. Devido à escassez de informação sobre o processo que os seus estudantes seguem para atingirem uma dada classificação, os professores têm alguma dificuldade em atuar de forma eficaz e contínua neste processo de aprendizagem e de ensino dos seus estudantes. Tal deve-se ao facto dos professores não terem como identificar qual o conhecimento já adquirido pelos alunos e aquele que ainda precisam de adquirir para melhorar. Tal circunstância pode contribuir para o insucesso dos alunos. Sendo esta uma Era caracterizada pela evolução da tecnologia, na qual muitos dos problemas são solucionados com ela, é usual apontar-se como uma possível solução para estes problemas a adaptação do setor da educação às novas tecnologias, uma vez que dessa forma seria possível colmatar algumas das lacunas recorrendo-se a ferramentas já desenvolvidas. Uma das ferramentas que surgiu para solucionar os vários problemas associados ao acompanhamento e avaliação do desempenho dos alunos foram os sistemas de eLearning, em particular a sua vertente de análise de resultados através de dashboards especializados, uma vez que estes permitem a sua realização praticamente em tempo real. A importância de reestruturar o setor educacional, através da inserção de novas ferramentas tecnológicas, é, assim, algo incontornável. As necessidades dos estudantes como dos professores também estão a mudar e a evoluir e, para lidar com isso, precisamos de ferramentas versáteis e flexíveis como os sistemas de análise e os seus dashboards.por
dc.description.abstractThe evolution of technology has led to the appearance of some gaps in several sectors. In the area of education, one of the problematic issues pointed out by teachers is the lack of more specific and detailed data on the students’ learning process, besides the visualisation of the final assessment results. Due to the scarcity of information about the process their students follow to achieve a given grade, teachers have some difficulty in acting effectively and continuously in this process of learning and teaching their students. This is due to the fact that teachers have no way of identifying what knowledge students have already acquired and what they still need to acquire in order to improve. Such circumstance may contribute to the students’ failure. Being this an age characterized by the evolution of technology, in which many problems are solved with it, it is usual to point out as a possible solution to these problems the adaptation of the education sector to new technologies, since in that way it would be possible to fill some of the gaps using tools already developed. One of the tools that emerged to solve the various problems associated with the monitoring and evaluation of student performance were the eLearning systems, in particular its aspect of results analysis through specialized dashboards, since they allow its realization practically in real time. The importance of restructuring the educational sector, through the insertion of new technological tools, is, therefore, unavoidable. The needs of students and teachers alike are changing and evolving, and to cope with this we need versatile and flexible tools like analytics systems and their dashboards.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectSistemas multidimensionais de dadospor
dc.subjectSistemas de eLearningpor
dc.subjectSistemas de análise de desempenhopor
dc.subjectMineração de dadospor
dc.subjectVisualização de dadospor
dc.subjectDashboardspor
dc.subjectMultidimensional data systemspor
dc.subjecteLearning systemspor
dc.subjectPerformance analysis systemspor
dc.subjectData miningpor
dc.subjectData visualizationpor
dc.titleAnálise e avaliação de desempenho de alunos num sistema de eLearningpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203236491por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jéssica-Andreia-Fernandes-Lemos-dissertação-final.pdf2,07 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID