Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/82522
Título: | Realização de vídeos educativos, por alunos surdos do ensino secundário, com recurso a smartphones |
Outro(s) título(s): | Production of educational videos, by deaf high school students, using smartphones |
Autor(es): | Duarte, Maria Goreti de Amorim |
Orientador(es): | Oliveira, Lia Raquel |
Palavras-chave: | Vídeo educativo Audiovideografia Videografia Criação de conteúdos digitais com smartphone Motivação de alunos surdos Desempenho em desenho artístico Métodos de ensino Educational video Audiovideography Videography Creation of digital content using smartphones Motivation of deaf students Proficiency in art drawing Teaching methodologies |
Data: | 29-Nov-2022 |
Resumo(s): | Este estudo verifica se a audiovideografia produzida através de smartphones, por jovens surdos, pode
constituir uma estratégia de motivação e de aprendizagem no contexto escolar.
Durante o projeto foi realizado um vídeo educativo de intenção didática, sobre a ilustração de um conto
a técnica da aguarela, em contexto sala de aula, por uma aluna surda. A utilização do smartphone em
tarefas relacionadas com a produção e realização desse vídeo permitiu à aluna envolver-se numa
modalidade ativa de ensino, centrado nela própria. Desta feita, observamos se a criação deste
conteúdo educativo digital contribui de forma significativa para aumentar o desempenho da aluna e
para a autorregulação da aprendizagem na disciplina de desenho artístico.
Foram recolhidos dados qualitativos e quantitativos durante a intervenção de dois meses. Isto incluiu
resultados de pré-teste e pós teste, um questionário a um grupo de professores e alunos sobre a
qualidade do vídeo educativo, uma entrevista à aluna e uma reflexão final sobre o seu desempenho.
Os resultados indicam que o desempenho teórico e técnico da aluna surda na disciplina de desenho
melhorou significativamente no final da intervenção, para além de ter apreciado e desenvolvido a sua
literacia audiovisual e adquirido competência ao nível da produção de conteúdos digitais para
disponibilizar a outros colegas, independentemente da sua identidade. Os resultados da entrevista
constituem uma oportunidade de reflexão sobre as oportunidades e desafios da utilização dos
smartphones no contexto educacional em projetos que envolvam a produção de vídeos, o que implica,
por si só, mudanças de consciência na aplicação da política da utilização de dispositivos móveis na
sala de aula, uma vez que facilita, como foi possível comprovar, o desenvolvimento da comunicação
entre o aluno surdo e o ouvinte.
A análise feita às visualizações do YouTube foi útil e fez perceber que a adolescente expressou os seus
conhecimentos através da gravação e criação de vídeos de conteúdos educativos e passou de simples
aprendiz para produtora ativa. This study evaluates whether audiovideography production with smartphones, by young deaf people, can be a motivation and learning strategy in the school context. In the project, an educational video was produced concerning the illustration of a story using watercolor technique, in a classroom context, by a deaf student. The use of the smartphone in tasks related to the production of this video allowed the student to engage in an active mode of learning, centered on herself. Thus, we observed whether the creation of this digital educational content contributes significantly to increasing the student's performance and self-regulation of learning in the discipline of art drawing. Qualitative and quantitative data were collected during the two-month intervention. This included pre test and post-test results, a questionnaire to a group of teachers to students about the quality of the educational video, an interview with the student, and a final reflection on her performance. The results indicate that the deaf student's theoretical knowledge and technical performance in the drawing subject improved significantly by the end of the intervention, in addition to having appreciated and developed her audiovisual literacy and acquired competence in producing digital content to make available to other classmates, regardless of their identity. The results of the interview provide an opportunity to reflect on the opportunities and challenges of using smartphones in an educational context in projects involving the production of videos, which in itself implies changes in awareness on the application of the policy of using mobile devices in the classroom, since it facilitates, as was observed, the development of communication between deaf and hearing students. An analysis of the YouTube views was useful and made us realize that the teenager expressed her knowledge through recording and creating videos of educational content and went from simple learner to active producer. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/82522 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Goreti de Amorim Duarte.pdf | 5,08 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons